Os consumidores são atraídos em suas compras virtuais pela perspectiva de entrega gratuita dos produtos, sendo também esclarecidos sobre o preço de determinado produto. Caso os custos com transporte inflem o preço de determinado produto, o consumidor provavelmente irá adiar as suas compras afim de novas pesquisas. Com os sites de comparação de preços, a tarefa ficou ainda mais fácil, para garimpar bons preços e produtos.


Em pesquisa realizada nos EUA, mais de 50 por cento dos entrevistados afirmaram que para realização de compras on-line o fator “ Entrega gratuita” é fundamental. Além disso, 43 por cento das escolhas dos consumidores varejista foram influenciados por suas experiências de opções entrega.

Quando você considera quanto custa para adquirir um novo cliente em um site de comércio eletrônico, torna-se evidente que a tentativa de fazer um pequeno lucro extra, adicionando uma margem em cima dos custos de entrega ou não fornecer todas as opções de entrega possível para verificação pode ser fútil.

Erros como esses significam que e-tailers não estão apenas perdendo a margem de entrega, mas sim sobre o valor da cesta inteira e, pior ainda, todo potencial (valor do tempo de vida) do consumidor. Portanto, é importante que o comércio electrónico e as empresas levam em conta a psicologia do consumidor quando se trata de transporte.

Os principais fatores que influenciam a decisão de compra quando se trata de opções de entrega on-line são: preço da entrega, velocidade de entrega, opções de entrega e escolha da transportadora. A transparência e a clareza destes fatores-chave no início da transação de comércio eletrônico também são importantes deixando o cliente com mais segurança e domínio sobre o processo de compra.


Entrega Grátis


Entrega gratuita está se tornando um marco para um número crescente de sites de comércio eletrônico. Entrega gratuita pode ser facilmente utilizado como uma ferramenta promocional para as empresas on-line, uma que não só atrai novos clientes, mas também incentiva o uso da repetição de clientes estabelecidos.

Isso não poderia ser mais claro do que é na Play.com , que tem entrega gratuita enraizada não apenas como uma minúcia mas como parte de seu modelo de negócios. Isto é provado pelo seu slogan em todo o site, "entrega gratuita em tudo." Sua política de fornecimento é descrita imediatamente para qualquer cliente em potencial.

Embora os consumidores são certamente atraídos pela perspectiva de entrega gratuita, eles são também esclarecido sobre os preços de compra. Se o preço do produto incorpora os custos de transporte e infla o preço sobre o mesmo produto ou produtos similares em outros lugares, o consumidor provavelmente a compra será adiada em seu estágio inicial. Com sites de comparação de preços, é ainda mais fácil para o comprador exigente para ignorar um produto ou marca.

Frete grátis em itens de baixo valor pode ampliar as receitas ao mesmo tempo, destruir os lucros da empresa. Cabe à empresa decidir se o frete grátis vai gerar um retorno positivo.


Importância da Transparência


Na maioria dos casos a pagina onde o usuário efetua seu login é a porta para uma transação limpa e transparente nela devem estar contidas informações a cerca da entrega, quando isso não acontece muitos negócios podem vir a serem perdidos.

Um bom exemplo é a empresa Vistaprint que possui uma logística transparente na entrega e nos custo de transporte para os seus clientes.
Quando o cliente chega na fase final da compra os preços da entrega são finalmente apresentados, se transformando por exemplo em 20,00 R$ mas caso o cliente esteja disposto a esperar 21 dias este valor pode cair para 9,75 R$.

Muitos consumidores iram se colocar de maneira indiferente aos custos do envio do produto, em outros casos as taxas adicionais de ultima hora assustam alguns clientes. No caso do site Vistaprint a chance da retenção dos clientes pode ser baixa, devido a baixa transparência durante o processo de compra.

Em contrapartida a Amazon mantém exposto ao cliente todos os custos relacionados a transporte deixando assim o processo altamente transparente, as páginas da Play.com também possuem grande transparência e clareza quando nos referimos a entrega, mostrando também um período de tempo aproximado para entrega.

Alguns sites americanos de compras iram induzir o consumidor a algumas coisas quando se trata de frete grátis uma delas é que caso o usuário forneça um endereço americano o frete é grátis, muitas vezes acontecendo isso no processo de finalização da compra.

Os consumidores estão procurando cada dia mais sites que realmente trasmitam segurança e transparência no momento da compra, um cliente que retorna ao site para novas compras vale muito mais do que um gasto com transporte afirmam os e-tailers. Embora os consumidores podem ficar desencorajados pelos custos de transporte, o efeito psicológico de exibi-los em todas as fases do processo de compra reforça a credibilidade.


Contexto de Custos de envio


Devem ser levados em conta os itens que seram transportados, um cliente pode se sentir afetado em pegar 10,00 R$ no frete de um DVD, mas seria muito mais atrativo pagar o mesmo valor em uma mesa para computador por exemplo.

Dentro desse paradigma, a maioria dos sites de comércio eletrônico não tem custos de transporte estático em todos os produtos, mas sim embasados sobre os preços do item ou dimensões. Da mesma forma, existem situações em que o consumidor está disposto a pagar um custo de transporte aparentemente superior.

Os consumidores também têm vindo a esperar um serviço mais lento o transporte se a entrega é gratuita. Por outro lado, a qualidade e a velocidade do transporte deve ser refletida se o consumidor paga um pela entrega.

Deixe seu comentário, sobre as suas experiencias com compras digitais e suas respectivas entregas. Ficarei muito feliz de interagir com você!

Referência: http://www.ecommercetimes.com