Entrevista com Edney Souza: Redação web e vida de blogueiro

Em sua própria auto-entrevista Edney (conhecido por seu site InterNey.net) é "Empresário, blogueiro, sociólogo, poeta, cervejeiro, dublador, analista de sistemas, publicitário, filósofo y otras cositas más...".

Por | @nmuller99 Programação

Em sua própria auto-entrevista Edney (@interney) (conhecido por seu site InterNey.net) é "Empresário, blogueiro, sociólogo, poeta, cervejeiro, dublador, analista de sistemas, publicitário, filósofo y otras cositas más...". Formado em Processamento de Dados pelo Mackenzie em 1997, trabalha com programação de computadores desde 1990, foi analista de sistemas da Microsiga, chegando a coordenador e gerente de sistemas da Divicom em 2005 - quando descobriu que faturava mais com seu próprio site do que com o salário da empresa. Desde 2004, é sócio-administrador da InterNey Informática e um dos empreendedores atualmente mais lembrados da Web brasileira. Isso tudo com pouco mais de 30 anos.

Juntamente com Alexandre Inagaki lançou o mais importante portal de blogs da internet no país, o Interney Blogs, cujo objetivo principal é remunerar os blogueiros participantes.

Criando conteúdo para a web foi que o nosso entrevistado teve seu sucesso profissional alcançado. E é sobre isto que vamos fazer perguntas a ele.

1 - Você como produtor de conteúdo, possui a empresa voltada para o ramo, quais fatores são mais influentes para que uma empresa de redação web tenha mercado e consiga sobreviver?
EDNEY: Variedade de formato e estilo - A forma de escrever varia de um meio para outro e de um veículo para outro no mesmo meio, ter profissionais que saibam trabalhar diferentes formatos e estilos é obrigatório. Profissionais com experiência em diferentes segmentos do mercado - Saber que o jornalista / redator que vai cuidar do seu job tem experiência com a linguagem do mercado do cliente cria tranquilidade e é um fator mais competitivo do que o preço na hora de fechar uma proposta. Profissionais de renome no mercado - Se você não tem alguém que já trabalhou na mesma área, mas já passou por veículos grandes ou atuou em grandes contas isso também conta pontos com o cliente. Prazo - De nada adianta um texto fora de timing, quando uma campanha acabou ou uma data comemorativa ou evento passou, entregar no prazo, se possível adiantado é uma questão básica de sobrevivência, falhar uma única vez nesse quesito automaticamente provoca no cliente a necessidade de contratar outra empresa.

2 - A forma de redação para web é diferente das demais (revista, jornal, livros)?
EDNEY: Em revista, jornais e livros você tem um espaço determinado por questões financeiras. Aumentar uma página em qualquer um deles implica diretamente no custo. Muita gente pensa que isso não faz diferença para web porque na prática o leitor não tem todo o tempo do mundo para ler textos longos ainda que mais completos. Há um erro grosseiro nesse raciocínio. Você pode produzir diferentes artigos sobre uma mesma matéria, diferentes contos para uma mesma narrativa e deixar o leitor decidir o quanto ele quer se aprofundar no tema. Por mais que em jornais e revistas você tem publicidade ao redor do texto nada se compara a web onde essa publicidade pode estar literalmente piscando e se mexendo, ou seja, seu esforço pra cativar o leitor é maior. Você tem de ser mais objetivo ou mais envolvente do que no papel, escolha um dos dois.

Quando você escreve pra um formato analógico as consequências da pessoa recortar a matéria para enviar para alguém ou fazer uma anotação na folha é mínima. Na web o seu texto pode ser recortado e enviado para milhares de pessoas em segundos, pessoas vão comentar sobre o que você escreveu em centenas de redes sociais. Seu texto pode ser colocado a prova e/ou ser repercutido com muito mais intensidade e velocidade, isso implica em ser mais rigoroso nas suas pesquisas para evitar críticas e/ou perguntas bobas e estar preparado para textos subsequentes se necessário, se a audiência quer saber mais sobre o assunto um novo texto deve brotar em minutos/horas e não apenas no dia/mês que vem.

3 - Quantas pessoas é necessário para que uma empresa de redação web consiga abrangir algumas dezenas de clientes?
EDNEY: Depende do mercado e da capacidade de produção dos redatores. Conheço freelancers que sozinhos tem mais de uma dezena de clientes, obviamente são materiais curtos com periodicidade relativamente baixa, porém como são de qualidade geram uma boa renda. Você pode ter poucas pessoas assim e funcionar num estilo "boutique" ou ter muitos profissionais júniors e plenos e trabalhar mais no estilo "linha de produção".

4 - Quando criamos algum material para a web, o que devemos pensar: como o usuário verá o conteúdo? ou Qual impacto que ele terá para a internet?
EDNEY: Eu pelo menos sempre escrevo pensando em como o usuário verá o conteúdo. Antes de ser um negócio, escrever é sobre transmitir mensagens, nunca esqueça o que você quer passar para quem vai te ler, isso consequentemente influencia o impacto que seu texto terá na internet.

5 - A vida de blogueiro pode não ser "tão fácil" como muitos pensam, é necessário trabalho árduo, criatividade e acima de tudo conhecimento sobre o que o assunto do blog trata, qual é hoje o caminho digamos mais "simples" para um blogueiro que está iniciando suas primeiras frases neste mundo?
EDNEY:Leia bastante, converse bastante. É impossível saber escrever bem sem ter apreciado bons autores. Blogs são conversações, se você não sabe ouvir então muita gente também não vai querer te escutar.

6 - A monetização de sites e blogs hoje é fundamental para que estes se mantenham "vivos", daria para viver hoje sendo blogueiro sem renda?
EDNEY: Não acho que seja fundamental, dá pra ser blogueiro sem renda sem problemas. Durante muito tempo ser blogueiro é algo que eu fazia no tempo livre por puro prazer de escrever e trocar informações com o mundo. Escrever por prazer nunca vai deixar de existir ou fazer sentido, pelo menos não gostaria de viver num mundo assim.

7 - Em sua auto-entrevista você menciona que o BlogFAQ (que é um blog onde você responde algumas perguntas cotidianas na internet) foi um dos responsáveis pelo crescimento do blog, você pretende dar continuidade e aumentar o questionário deste?
EDNEY: Não, acho que o tempo do blogFAQ já passou, mas pretendo dar um espaço maior pro meu formspring no site: http://www.formspring.me/interney

8 - Como dono de blog bem sucedido, qual o fator que você pondera como principal meio de sucesso para o blog?
EDNEY:O principal é ter prazer no que você faz. Ultimamente tenho escrito muito pouco e percebo que isso está me fazendo falta, no sentido emocional mesmo. Estou colocando minhas leituras e outros compromissos em dia para voltar a escrever em breve, se fosse apenas pelo sucesso profissional provavelmente eu me dedicaria a outras atividades que considero mais lucrativas, porém não é por isso que montei o blog, não foi para ter sucesso, foi por que tenho prazer em escrever.

9 - As parcerias com outros blogs, como você as vê?
EDNEY: Escrevi uma série de 3 artigos sobre isso, vale a pena ler: "Linkar é diferente de trocar links", "Lista de links, qual é a sua?" e "Parcerias de Verdade".

10 - Poderia nos contar qual as novidades que tem pensado para o blog? Teremos alguma novidade futura?
EDNEY: Estou planejando uma reformulação no visual, dessa vez já consegui ir além dos planos, recebi hoje alguns wireframes, espero em breve poder anunciar algo mais concreto uma vez que estou "ensaiando" essa renovação a 3 anos, desde que o InterNey Blogs foi lançado.

---

Nós da equipe do Oficina da Net gostaríamos de agradecer o Edney por esta entrevista!

Mais sobre: redação web onentrevista Edney Souza
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo