Design patterns o que é e como implantar

O design patterns é utilizado por muitas empresas que buscam implementar novos projetos de software ou melhorar os antigos, esta técnica nasceu da ideia de um engenheiro chamado Chistopher Alexander, que desenvolveu uma técnica de solução de problemas relacionados a engenharia civil.

Por | @gregoryylaborde Programação

O design patterns é utilizado por muitas empresas que buscam implementar novos projetos de software ou melhorar os antigos, esta técnica nasceu da ideia de um engenheiro chamado Chistopher Alexander, que desenvolveu uma técnica de solução de problemas relacionados a engenharia civil.

A técnica foi migrada para engenharia de software podendo ser trabalhada em RUP ou UML, implementar um Design Patterns não é muito simples pois não existe um modelo definido.
Para compreender o que é o Design Patterns devemos entender o que é um processo e o que é um Pattern.


O processo


Um processo pode atuar nas mais diversas áreas como projetos de engenharia ou de produção industrial. Cada uma das necessidades apresenta regras e domínios específicos. Levando em consideração esta razão os processos mostram características particulares de uso onde são aplicados, podendo existir algumas coisas similares em processos distintos.


Entendendo o Design Patterns


O design pattern apresenta muitas vezes uma solução comum para determinado problema, a solução é descrita e feita de uma forma abstrata. Permitindo o engenheiro determinar detalhes e algumas especificações de um design pattern.

A utilização de design patern possibilita varias vantagens no desenvolvimento de software dentre elas podemos citar : Diminuição do processo de aprendizagem de um novo engenheiro de software dentro de um projeto deixando a ação do mesmo muito mais eficiente em muito menos tempo do que os outros modelos de desenvolvimento. É um excelente processo de comunicação para determinar as soluções a serem aplicadas, bem como possibilita a reutilização e customização em projetos de desenvolvimento.


Implementando o design pattern


Como não existe um padrão definido em sua implementação seguiremos a definição da maioria dos autores deste tema.
  • Nome: Nome do projeto .
  • Objetivo: Descreve o processo do design pattern em um ou dois
  • parágrafos, mostrando, se houver necessidade, uma representação gráfica do mesmo.
  • Tipo: Indica a classificação do Design pattern.
  • Contexto Inicial: Indica a situação em que o processo está e sua aplicabilidade
  • e quais são as precondições para que o processo possa ser iniciado.
  • Solução: Descreve detalhadamente como realizar as
  • Atividades utilizando uma representação gráfica .
  • Contexto Resultante: Indica a situação resultante
  • após a aplicação do design parttern.


Por essas razões, a aplicação de Design Patern em união com o Rational Unified Process se torna uma realidade . Pode-se aplica Design patterns para melhorar a customização do processo de desenvolvimento no início do projeto.

Deixe seu comentário e interaja com a gente!

Mais sobre: desenvolvimento facilidade UML
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo