Como estudar matemática e lógica para concursos públicos

Atualmente a busca pela carreira profissional perfeita está cada vez maior. Uma das formas de ter sua estabilidade financeira e optar por um concurso publico, mas como tudo na vida estudar para um concurso requer afinco e dedicação.

Por | @gregoryylaborde Carreira em TI

Hoje iremos conversar um pouco sobre como estudar da forma correta matemática e lógica para os concursos públicos, tendo em vista que estes dois temas são grandes fantasmas na vida dos que fazem concursos públicos.

Como estudar para as provas?

O primeiro passo na vida de um estudante que deseja passar em um concurso publico é separar um horário durante o dia para dedicar ao seu estudo ( pelo menos duas horas por dia) tornando isto uma rotina. Um fator importante é onde se estuda, procure sempre um local calmo bem iluminado e fresco para que o ambiente não interfira em sua concentração. Também e necessário separar uma graninha para investir em apostilas e inscrições em concursos. Identifique quais as disciplinas você tem mais dificuldade ( se for matemática e lógica você está no lugar certo) e separe mais horas de estudo durante a semana voltadas exclusivamente para os temas de maior dificuldade, algumas vezes será necessário a ajuda de um professor para que suas duvidas sejam sanadas, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Como estudar matemática e lógica para concursos públicos

Para ajudar você na logística do seu estudo compre um caderno onde você possa fazer sínteses dos problemas estudados para que nas vésperas dos concursos seja possível revisar o assunto de forma prática com o conteúdo produzido por você. Sabemos que estudar requer dedicação e afinco, matemática e lógica você precisa deste fator e de um outro bastante importante a persistência. Pois são disciplinas que solicitam daqueles que as estudam prática, pois as formulas ( no caso da matemática) são memorizadas a partir da aplicação em varias situações.

Temos que ter a consciência que resolução de exercícios não é uma perca de tempo é sim mais uma forma de estudar. Exercitando lógica e matemática você tem a oportunidade de exercitar o seu raciocínio pois o nosso cérebro é como um músculo do corpo ele tem que estar forte e sadio para que seja rápido.Você gosta de aprender brincando? Uma forma bastante interessante de se trabalhar lógica e matemática e o Sudoku com ele você mata dois coelhos com uma cajadada só compre revistinhas ou clique aqui e descubra como e divertido praticar lógica e matemática.

Quando nos e proposta uma questão de raciocínio lógico temos que ter a consciência que o resultado será sempre verdadeiro ou falso. Para realizar a resolução da questão fique atento ao seguinte fato: Contradição, pois nem uma questão poderá ter dois valores somente um verdadeiro ou falso nunca existe um meio termo.

Estes condicionais podem ajudar você na solução de alguns problemas de raciocínio lógico:

  • (~) “não”: negação
  • (&) “e”: conjunção
  • (V) “ou”: disjunção
  • (->) “se...então”: condicional
  • (<->) “se e somente se”: bi condicional

Você como candidato de concursos deve prestar bastante atenção nos detalhes dos problemas para que possa resolver da forma correta e obter o sucesso.

O que estudar?

Quando falamos de concursos públicos é algo um tanto quanto imprevisível pois os editais são criados de acordo com a comissão organizadora, portanto devemos nos ater aos temas globais que na maioria das vezes estão sempre na maioria dos editais.

Afim de auxiliar o seu estudo listamos os conteúdos que mais tem sido cobrados nas provas dos concursos públicos realizados pelo pais: Aplicações e operações com inequações, estatística, sequências e progreções aritméticas e geométricas, matemática financeira com foco em porcentagem e juros simples, operações com matrizes, logaritmos, raízes e radiciais, fatoração algébrica. Fique atento quando for estudar para raciocínio lógico pois você deve responder todos os tipos de exercício tantos os comuns (forma de texto) e os ilustrados pois ambos podem estar presentes nas provas .

Onde encontrar material e informações sobre os concursos?

  • www.acheconcursos.com.br: Mostra aos seus usuários os concursos abertos pelo Brasil e dicas de como estudar as mais variadas matérias.

Concluindo

Sendo assim organize-se e siga as instruções para que você possa obter um bom resultado nas provas que estão por vir.

Mais sobre: concursos públicos estudar dica
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar