Não é de hoje que nós, brasileiros, somos um dos povos mais criativos do mundo; não apenas no mundo publicitário, mas em todas as áreas. Vide a televisão, novelas, programas de humor e isso apenas para ficar na área do entretenimento. O brasileiro tem a criatividade no seu DNA, poderia enumerar aqui uma série de caras como Washington Olivetto, Ronald Golias, José Bonifácio Oliveira Sobrinho, Silvio Santos entre outros, mas não é esse o objetivo do artigo.


Por esse fator, de seremos criativos, é que não é incomum termos pelo menos uma “grande idéia” por dia, se focarmos em agência de publicidade, seja digital ou não, ter idéias, grandes idéias, a idéia do ano é o que mais nos cobram, e não é apenas papel da criação ter idéia. Planejamento também tem essa responsabilidade, assim como a mídia, o atendimento, a produção, o pessoal de Redes Sociais, enfim, a agência tem que ser criativa como um todo.

Há tempos que eu luto para trabalhar ao lado da criação e agora na Tesla estou lado ao lado com o diretor de criação da agência o que tem agregado demais no planejamento, as idéias estão saindo com um direcionamento, com um foco e um entendimento de perfil da marca e do consumidor da marca. Isso que é necessário.

Como o próprio título do artigo diz, uma idéia sem planejamento é apenas uma idéia e que se não tiver foco, essa idéia pode ser “linda” para ganhar Cannes. Não para gerar retorno ao cliente e qual o objetivo de uma agência senão resolver os problemas do cliente?

Já vi excelentes idéias em brainstorm que não estavam no momento do cliente e que nós, planners, tivemos que “vetar” porque entendíamos o momento do cliente e sabíamos que perder um tempo naquela idéia não daria em nada, seria melhor direcionar a criação em achar problemas na comunicação da empresa, junto conosco, e ai sim chegar a soluções. Algumas ações dessa forma tiveram grandes retornos. Dessa forma o cliente sente a parceria na agência e claro mantém o relacionamento com a equipe.

Da mesma forma que já vi excelentes idéias de brainstorm não dar em nada, vi também clientes vetarem as idéias porque elas não estavam bem embasadas ou defendidas. Um bom planejamento tem que ter o objetivo, público-alvo, concorrência, estratégia, tática, mensuração e ROI. Esse esqueleto deixa o cliente mais confiante para que o cliente diga sim a campanha, projeto ou ação.

Vale ressaltar que em muitos casos, quem decide por uma marca não conhece nada sobre Internet e por não conhecer, fica difícil aprovar uma verba para algo que não conhece. Isso acontece com qualquer pessoa, mas se uma idéia bem planejada e bem embasada, fica mais fácil convencer o anunciante. Ou não?