Como iniciar um projeto de BI?

Agora que temos uma noção sobre o que é, como funciona e quais são as ferramentas envolvidas no BI, iniciamos nossos estudos sobre a árdua tarefa de implantação de Projetos em BI

Por | @oficinadanet Negócios

O tempo em que era possível, para os gerentes e diretores, esperar meses ou semanas para obtenção de relatórios sobre o desempenho das vendas ou das estratégias de marketing para só então corrigir rotas e estipular novas ações acabou-se. Atualmente é, desculpem o termo, "ridículo" que as correções de rumo, ou novas estratégias, fiquem baseadas somente no sentido aguçado dos executivos das corporações.

A demora para a tomada de decisão e planejamentos orientados apenas pelas impressões e intuição dos profissionais induzem a erros e condenam a empresa a perder pontos para a concorrência podendo ser fatal.

Com base nisso e tudo o mais que discutimos nos artigos anteriores, empresas de todos os tipos, portes e ramos de atividade começam a direcionar os investimentos em projetos de BI. Essa tendência foi comprovada através de um estudo mundial, realizado recentemente pelo Gartner, segundo o qual a taxa de crescimento do emprego de BI no segmento corporativo, até 2006, será da ordem de 8,6% ao ano !

As questões abaixo tentarei responder ao longo de nossos artigos e espero um "feedback" de vocês:

  • Como se inicia um projeto de BI?
  • Toda e qualquer empresa, independente de porte e ramo de atuação, deve investir nesse sentido?
  • Quais sistemas e soluções devem ser empregados?
  • Quais profissionais devem ser envolvidos nessa tarefa?

Como diz o Jack: "Vamos por partes" respondendo a primeira pergunta:

Como se inicia um projeto de BI?


O primeiro e importante passo consiste em identificar as reais necessidades da empresa, especialmente as das áreas de vendas e marketing e, posteriormente, de finanças, que costumam ser os patrocinadores mais fortes das iniciativas de BI. Ou, no caso da geração de indicadores de desempenho, todas as principais áreas da empresa. Também deve ficar claro que apesar desses projetos envolverem o uso de ferramentas e soluções de Tecnologia da Informação, é importante entender que BI é um projeto de negócios e por isso deve estar alinhado à estratégia global da corporação.

Nesse sentido, esse tipo de iniciativa exige o envolvimento dos profissionais das áreas de negócios, que serão seus principais usuários, e essa participação deve ocorrer desde a fase de análise e desenvolvimento até a implementação efetiva das soluções. Caberá à área de TI verificar a viabilidade de aquisição de ferramentas que se mostram mais adequadas ao projeto e às possibilidades de integração com os sistemas já instalados na empresa.

A integração de todos os sistemas utilizados, antes de se iniciar a implementação de um projeto de BI é de extrema importância, considerando os dados vindos de diversas fontes como: mainframes, bancos de dados relacionais, servidores, estações cliente, dispositivos móveis entre outros. Mas o pré-requisito fundamental para o sucesso da iniciativa é entender a cadeia de valor da informação para a corporação como um todo.

Mais sobre: bi, empresas, especial_weblivre
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.