Computer-Aided Design (CAD)

Computer-Aided Design (CAD), ou desenho auxiliado por computador, é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, arquitetura, e design para facilitar o projeto e desenho técnicos

Por | @oficinadanet Softwares
Computer-Aided Design (CAD), ou desenho auxiliado por computador, é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, arquitetura, e design para facilitar o projeto e desenho técnicos. No caso do design, este pode estar ligado especificamente a todas as suas vertentes (produtos como vestuário, eletroeletrônicos, automobilísticos, etc.), de modo que os jargões de cada especialidade são incorporados na interface de cada programa.

Consistem estes sistemas numa série de ferramentas para construção de entidades geométricas planas (como linhas, curvas, polígonos) ou mesmo objetos tridimensionais (cubos, esferas, etc.). Também deve haver ferramentas para relacionar essas entidades ou esses objetos, por exemplo: criar um arredondamento (filete) entre duas linhas ou subtrair as formas de dois objetos tridimensionais para obter um terceiro.

Uma divisão básica entre os softwares CAD é feita com base na capacidade do programa em desenhar apenas em 2 dimensões ou criar modelos tridimensionais também, sendo estes últimos subdivididos ainda em relação a que tecnologia usam como modelador 3D. Existem basicamente dois tipos de modelagem 3D: por polígonos e por NURBS. Nos softwares pode haver intercâmbio entre o modelo 3D e o desenho 2D (por exemplo, o desenho 2D pode ser gerado automaticamente a partir do modelo 3D).

Existem modelos de CAD específicos que simulam as condições de fabricação, ou seja, as ferramentas usadas no desenho são as mesmas disponíveis no chão de fábrica (estes são geralmente chamados programas CAM). Também na arquitetura existem CADs específicos que desenham paredes, telhados e outras construções automaticamente. Os softwares mais avançados de CAD usam o chamado modelagem paramétrica, que permite modificações do desenho pela simples entrada de números indicando dimensões e relações entre as entidades ou objetos desenhados.
Computer-Aided Design (CAD)

Os softwares CAD costumam ser utilizados por um nicho pequeno de usuários, devido a sua intensa especialização e seu alto custo. Existem poucas ferramentas livres nessa área, e em muitos aspectos ficam aquém dos softwares comerciais. Também costumam demandar hardware caro. Embora ao contrariar o paradigma comercial de computação, possamos utilizar versões antigas de CAD cuja necessidade de hardware é modesta e o desempenho é satisfatorio, pricipalmente em projetos bidimensionais.

O principal software CAD para indústrias pequenas, arquitectos e treinamento é o AutoCAD, produzido pela empresa Autodesk. Seu formato de armazenamento de arquivo (ficheiro), o DWG (Drawing) é muito difundido no mercado, e isso fez com que recentemente um consórcio de empresas fosse formado advogando pela passagem do DWG para o domínio público. Para grandes indústrias e projetos mais complexos, alguns softwares mais usados são o SolidWorks, o Catia, o Pro-Engineer, o Inventor (também da Autodesk) e o Microstation.

Fonte: Wikipédia

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários