Para o ser humano, só existe uma coisa mais valiosa que a saúde. Não é o dinheiro. É o tempo. Faço logo o alerta: é possível divulgar um site sem gastar nenhuma cédula de Real, mas tempo é inevitável, tem que se investir nele.

Cito cinco idéias para você divulgar o seu site investindo apenas o seu tempo nesse objetivo.

Idéia número 1
Verifique se o seu site atinge o público que consome o seu produto ou serviço.

Atinge?
Então você pode passar para o próximo passo.

Não atinge?
Aplique a máxima "É dando que se recebe".

Você deve reformular o seu site de acordo com o seu público. Além de vender o seu produto ou serviço com detalhes e preços, a página da sua empresa deve oferecer algo útil e de graça. Ofereça informação específica que interesse o seu público.

Nada de oferecer informações dispersas como as últimas notícias nacionais e internacionais que o jornal X ofereceu para você colocar na sua página. Só se for notícias específicas sobre sua área. O melhor mesmo é você selecionar essas informações, sem robô, para evitar que entrem notícias negativas sobre o seu ramo de negócio.

Coloque dicas, tutoriais para download, artigos que favoreçam o seu produto.
Se possível, faça um portal sobre o seu ramo de negócios.

Vou citar um exemplo. Se você entrar no site da Cica ( http://www.cica.com.br ) você irá encontrar uma série de informações sobre culinária, receitas e dicas para o lar. Essas informações, úteis para o público-consumidor da Cica, estão atreladas ao seus produtos.

Siga o exemplo e faça do seu site um portal de informações específicas para o seu público-alvo.

Idéia número 2
Cadastre seu site nas ferramentas de busca mais conhecidas. Isso irá atrair internautas que estão realmente interessados no seu produto. E na maioria das buscas o cadastro é grátis.

Idéia número 3
Criar press releases ou artigos com conteúdo útil para ser enviado aos jornalistas das publicações específicas do seu mercado consumidor. Você estará ajudando a publicação com conteúdo e o seu público-alvo com suas dicas e informações úteis. O retorno você terá com a divulgação do seu site como a fonte daqueles artigos.

Idéia número 4
Cadastra-se em listas de discussão específicas, onde você possa encontrar seu público-consumidor cadastrado ali. Envie seus press-releases ou artigos. Apareça!

Idéia número 5
Coloque no seu site um espaço para cadastros de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Isso gera um emailist de clientes potenciais, onde você tem a certeza que todos estão interessados no ramo onde sua empresa atua. Não importa a quantidade de emails e sim a qualidade.

Não compre lista com um milhão de emails. Além de caracterizar SPAM, às vezes só 50 desses um milhão de emails são possíveis clientes potenciais. Você arrisca a ganhar a simpatia de 50 pessoas e a antipatia de 950 mil internautas que odeiam SPAM. Eu sou um deles.

Fonte: www.brunoavila.com.br