Será essa a melhor maneira de conhecer seus clientes e desenvolver melhores resultados para sua empresa?

Eu diria que coleta de dados é apenas a 1ª etapa de um árduo trabalho que tem como objetivo final a fidelização. A verdade é que atualmente muitas empresas gastam milhões em bancos de dados, passam a saber mais sobre seus clientes, porém não chegam a conhecê-los, nem a saber como atrair novos consumidores, coletam muita informação e não sabem como distribuí-las de forma positiva e eficiente para a empresa.

Não basta simplesmente coletar dados. As informações precisam ser traduzidas em conhecimento desejável, sobre os clientes existentes, e potenciais e com essas informações desenvolver estratégias, focando atingir o objetivo final.

Possuir um site, por exemplo, nos possibilita desenvolver estratégias de aquisição de informação de clientes. Além das informações básicas como nome, endereço eletrônico, idade, etc.. é possível determinar um perfil específico de clientes para determinada campanha. Através de promoções e cadastro para receber boletins é possível cadastrar um número razoável de internautas, e armazenar informações precisas sobre seus costumes, isto é, temos capacidade de possuir um rico banco de dados onde determinamos se o cliente possui filhos, onde costuma fazer compras, perfil de restaurantes que freqüenta, manequim, enfim uma gama de informações que serão analisadas para desenvolver-mos estratégias eficientes de fidelização. É uma poderosa ferramenta que deve ser analisada e utilizada por cada empresa da melhor forma possível.

A 2ª etapa seria desenvolver contatos quinzenais ou mensais com o cliente. Não adianta termos dados do cliente desatualizados e não manter contato com os mesmos. O correio eletrônico nos possibilita desenvolver contatos praticamente a custo zero. Isso é: Divulgar promoções do produto / serviços "x" para clientes com perfil de consumidor de produto "x", fazer atualização de dados cadastrais, realizar pesquisas de satisfação, enfim, muita coisa pode ser feita para se "agarrar" cada vez mais clientes. Tornar sua empresa conhecida, com perfil de preocupação com o cliente, pode significar conquistar mais clientes pelo simples fato dos produtos e serviços se tornarem a cada dia mais semelhantes e com isso consumidores passarem a escolher os que lhe proporcionam maiores benefícios, e se preocupam mais coma sua qualidade de vida.

Para concluir, é importante frisar que nem todas as empresas têm recursos para implementar belos trabalhos de fidelização como algumas líderes de mercado vem desenvolvendo, mas podem e devem aprender muito com elas. Se sua empresa passa por dificuldades para implementar um trabalho de bancos de informações sobre o consumidor existem muitas idéias podem servir como ponto de partida.

Muito Sucesso.

Fonte: AmigosWM