"Criatividade é apenas conectar as coisa". Esta frase dita por Steve Jobs a revista Wire Red é um desabafo claro do que é realmente um fato. A Apple é lider em inovação e criatividade pelo simples fato que a empresa é repleta de fenômenos de suas áreas, mas, quando digo fenômenos não estou querendo compara-los com Ronaldo Nazário ou Ronaldo Gaucho, estou falando em fenômenos de percepção.

Isso mesmo, percepção, essa sim é a palavra chave para um design legal, para uma idéia criativa, e se você notar bem, as grandes obras do nosso século e o século passado tem sempre algo em comum com algumas outras coisas, isso porque a frase dita por Jobs é a mais pura realidade.

Conectar as coisas diferentes fazendo-as com que sem tornem coisas novas e arrojadas é o principio de tudo no processo de criatividade. Como uma grande mestre das artes disse certa vez: "Os bons artistas copiam, os grandes artistas roubam.". Picasso não falou isso por acaso, é a verdade no ramo da tecnologia isso ´emais que comum, quem já assistiu Piratas do Vale do Silício sabe bem do que estou falando.

Jobs é um inovador, e acima de tudo um crítico de primeira linha, ele sabe bem sobre tudo o que diz respeito a "experiência do usuário" e é isso que faz com que os produtos da maçã sejam um sucesso, o fato de Jobs ficar correndo no estacionamento na sede da Apple para ver detalhes do design dos carros, tudo para chegar a idéia do design do gabinete no Macintosh é um fato muito ilário que somente poucos "loucos" do design fariam.

Então gente só quero mostrar que a criatividade não está dentro da sua cabeça em si, ela está na capacidade de perceber e enxergar além do que você consegue ver e assim assimilando as coisas, poder criar algo verdadeiramente inovador.

Referências de pesquisa:

A cabeça de Steve Jobs / Leander Kahney