Web 2.0 e a Comunicação visual

Quais serão os conceitos que serão transmitidos com o visual 2.0 ? Eles estão sendo corretamente utilizados?

Por | @oficinadanet Marketing Digital
Impossível se manter distante do conceito de web 2.0, não só porque ele é cada vez mais visível quando acessamos a internet, como também por ser um assunto que está sendo largamente discutido em fóruns que tratam das inovações na web.
Mas um ponto fundamental é: como será a experiência visual do usuário com relação à essa nova face da net? E não estou me referindo ao aspecto interativo e colaborativo, mas sim aos conceitos visuais trazidos com essas novas mudanças, tais como: gradientes, texturas, cantos arredondados, etc. Na minha opinião alguns domínios realmente conseguiram dar uma melhora considerável no visual devido a esses aspectos, não apenas pelo fato de terem conseguido tornar seus sites mais limpos e organizados, mas em muitos casos por conseguirem com uma nova repaginação tornar seus conteúdos mais agradáveis de se ler.
Em compensação existem sites que se utilizaram do visual de web 2.0 sem nenhum estudo prévio e com isso apenas conseguiram dar uma falsa ilusão de modernidade a seu visual.
Por isso considero de fundamental importância que haja a troca contínua de comunicação entre os idealizadores de qualquer site que deseje se integrar aos conceitos 2.0, mudanças de layout aleatórias não são sufiecientes e nem tampouco amigáveis para seu site. É preciso que, além de haver um novo design para a sua página exista também uma relação direta com o conteúdo que ela contém. As mudanças que vieram com a web 2.0 foram no sentido de melhorar o que já estava bom e de tornar o que não estava em algo competitivo e interessante. Designers, programadores e clientes precisam antes de tudo compreender e estarem com idéias claras com relação à estes aspectos para que se consiga um visual que seja funcional, que agrade e que alcance as expectativas do usuário, pois é isso na verdade o que importa.

E vcs? O que acham?

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo