Com o sucesso do Guia de uso do Twitter - Geral, resolvi assumir a ideia original, que era fazer um guia sobre qual a correcta utilização do Twitter para empresas, produtos e marcas, e que aqui publico em três partes:

Parte 1
Introdução | Vantagens |Desvantagens

Parte 2
Conhecer | Publicar

Parte 3 - Conclus√£o

Importante lembrar que o Twitter não deve ser visto como o meio derradeiro de comunicação, muito menos que é aplicável aos planos de comunicação de todas as empresas. Muito pelo contrário, como tudo na vida, há que fazer um plano estratégico de comunicação integrada, e dentro deste plano é que pode ou não o Twitter ser indicado à uma determinada campanha, marca, produto ou empresa.

Apesar do Twitter ser uma ferramenta muito versátil é apenas mais um complemento que tem de ser trabalhado juntamente com todos os outros social media (redes sociais, blogs, friendfeed, rss, last.fm, blip.fm, etc.).

Com este novo guia pretendo esclarecer melhor o funcionamento e as op√ß√Ķes de utiliza√ß√£o do Twitter para as empresas. Espero que seja √ļtil de algum modo mas estou sempre dispon√≠vel para discuss√Ķes, cr√≠ticas, sugest√Ķes e coment√°rios.

IntroduçãoJá sabemos que o Twitter é moda, e por isso, muitos dos executivos começam a dar especial atenção à ferramenta, assim como em tempos deram aos blogues. E o pior é que cometem os mesmos erros que cometeram ao tentar utilizar os blogues como meio de comunicação, distribuição e divulgação para suas empresas.

Nada impede que sejam publicadas mensagens com objectivo de divulgação, mas existe a maneira certa de abordar tais assuntos no Twitter. Não se pode simplesmente fazer um spam. Para evitar mal entendidos e mal uso da ferramenta apresento a seguir alguns conselhos. Podem ser repetitivos para quem já conhece o funcionamento desta nova rede social, mas a verdade, é que não custa nada reforçar as ideias para evitar erros ;)

Devemos lembrar-nos que para todos os medias sociais as regras s√£o sempre muito semelhantes, sen√£o mesmo iguais. Mas quais s√£o elas na verdade? Neste novo modelo de comunica√ß√£o n√£o temos controlo das mensagens, existe sim √© uma rela√ß√£o entre consumidores e clientes e as empresas. A comunica√ß√£o n√£o pode e n√£o deve estar centrada em golpes publicit√°rios ou abordagens fabricadas. Apenas devemos disponibilizar conte√ļdos onde e quando s√£o necess√°rios.

J√° sabemos tamb√©m que o Twitter √© muito mais que somente responder √† quest√£o "O que est√°s a fazer". √Č uma forma de relacionamento que permite a troca de links, partilha de interesses, distribui√ß√£o de not√≠cias, mecanismo de chat, e tamb√©m um meio de divulga√ß√£o dos neg√≥cios. E a comunica√ß√£o √© muito mais veloz e imediata do que qualquer outro meio. S√£o apenas 140 caracteres, que s√£o vistos e respondidos imediatamente por dezenas de leitores e repassados ,se for o caso, ao longo dos dias seguintes atingindo um n√ļmero ainda maior de leitores.

Pude comprovar o poder de propagação do Twitter, apenas para fins de curiosidade, quando publiquei a primeira versão do Guia de Uso do Twitter -Geral. Tinha a média de visitas diárias ao meu blog, muito estável, mas com a publicação no Twitter de que tinha colocado no blog um guia, consegui aumentar o tráfego do blogue em 30% em apenas meia hora, e no geral do dia observei um aumento de 43,5%.

VantagensApresento a seguir algumas vantagens da utilização do Twitter para as empresas

1. Gestão da Reputação

2. Notoriedade da Marca

3. Comunicação directa com cliente final, e não só

4. Resposta r√°pida da empresa

5. Credibilidade


1. Gestão da Reputação - Com o Twitter temos acesso imediato a uma quantidade enorme de informação que não é controlada e nem filtrada por ninguém. Qualquer um pode aceder ao site e publicar qualquer tipo de ideia, opinião, etc. Por isso é importante que os utilizadores falem da empresa, mas que falem bem, mas nem sempre é o que acontece. Sabemos que há muitos consumidores e clientes finais satisfeitos, mas sabemos também que não podemos agradar a todos o tempo todo. Por isso o Twitter com todas as ferramentas complementares de monitorização pode ser muito importante na Gestão da Reputação.

2. Notoriedade da Marca - A monitoriza√ß√£o do Twitter tamb√©m pode nos dar alguma indica√ß√£o da notoriedade da marca. Podemos medir quantas pessoas est√£o a comentar sobre a empresa e seus produtos, e quais as suas opini√Ķes a respeito.

3. Credibilidade - A presen√ßa no Twitter, confere uma maior credibilidade √†s empresas, pois o consumidor sabe que ser√° "ouvido" e que ter√° uma resposta √†s suas d√ļvidas, cr√≠ticas e sugest√Ķes.

4. Comunica√ß√£o directa com cliente final, e n√£o s√≥ - A possibilidade de usar o Twitter como meio de comunica√ß√£o directa √© infinita. Pode-se chegar ao cliente final e a todos os interessados por meio de uma √ļnica mensagem. Basta apenas saber como utilizar os 140 caracteres para chegar a todos e fazer com que se interessem.

5.Resposta rápida da empresa - O Twitter é o meio mais rápido para que a empresa publique uma resposta a qualquer situação. Seja uma crítica, uma crise, ou apenas um elogio. Pode ser considerado como primeiro passo para qualquer resposta.

DesvantagensAgora já podemos analisar alguns erros comuns na utilização do Twitter por empresas

1. Falta de conhecimento

2. Falta de interacção

3. Estratégias Erradas

4. M√°s respostas

5. Iniciar crise


1.Falta de conhecimento - O desconhecimento de como funciona o relacionamento entre os participantes e principalmente, as regras de publicação das mensagens é um dos erros mais comuns observados no Twitter.

2.Falta de interacção - Não participar activamente das conversas no Twitter, também pode ocasionar alguma má interpretação por parte dos utilizadores quando a empresa finalmente resolve publicar algo. A participação deve ser constante e sempre com mensagens de valor acrescentado aos utilizadores do Twitter. A Falta de interacção pode ser interpretada como descaso por parte da empresa.

3. Estrat√©gias Erradas - Lembre-se que o Twitter n√£o √© a √ļnica ferramenta de comunica√ß√£o 2.0 e, principalmente, que pode n√£o ser a ferramenta mais aconselh√°vel para a sua empresa. H√° que se planear bem a utiliza√ß√£o do Twitter como um complemento da estrat√©gia de comunica√ß√£o da empresa e utilizar juntamente com outras ferramentas 2.o como blogues, friendfeed, rss e as redes sociais entre outros.

4. Más respostas - A falta de uma resposta adequada é sempre prejudicial para qualquer empresa seja em que meio de comunicação for. O mesmo aplica-se ao Twitter, há que saber como responder e qual a melhor abordagem para os assuntos tratados.

5.Iniciar Crise - Ao mesmo tempo que a ferramenta parece ser a resposta certa para a comunicação de muitas empresas no que diz respeito à Gestão da Reputação o Twitter, também funciona como uma faca de dois gumes. Isto porque qualquer pequeno deslize, ou qualquer uma das más práticas apontadas acima, podem desencadear uma grande Crise. Que terá de ser gerida de forma rápida, eficiente e nos meios em que foi iniciada.

Recapitulando:Por agora verificamos que a informação não mais é controlada por quem quer que seja, nem as empresas, nem a comunicação social controlam a informação.

A comunica√ß√£o n√£o pode e n√£o deve estar centrada em golpes publicit√°rios ou abordagens fabricadas. Apenas devemos disponibilizar conte√ļdos onde e quando s√£o necess√°rios.

Vimos tamb√©m que o Twitter n√£o serve apenas para responder √† quest√£o "O que est√°s a fazer". √Č uma ferramenta muito mais veloz e imediata do que qualquer outro meio. S√£o 140 caracteres que podem ser vistos e respondidos imediatamente por dezenas de leitores e repassados, se for o caso, ao longo dos dias seguintes atingindo um n√ļmero ainda maior de leitores. E principalmente, observamos algumas vantagens e desvantagens



Na parte 2 do Guia poderemos aprofundar os itens aqui mencionados, inclusive com alguns exemplos. A parte 2 ser√° disponibilizada em breve, e quaisquer d√ļvidas, coment√°rios, cr√≠ticas ou sugest√Ķes n√£o hesite em contactar-me.

Autora: Fl√°via Paluello - flaviapm [ @ ] gmail.com -
Portuguesa - Profissional de Rela√ß√Ķes P√ļblicas e blogger - http://noticiare.wordpress.com