Os micros são parte integrante de nossas vidas, ou melhor dizendo, são essenciais para o nosso aprendizado. A maioria das pessoas acredita que os treinamentos baseados no computador são inovações educacionais recentes. Entretanto, existem há cerca de 30 anos.

Hoje, a tecnologia é mais sofisticada e a Internet alterou, fundamentalmente, as paisagens econômicas de maneira tão radical que agora é possível dar saltos significativos na utilização da tecnologia para o aprendizado.

Há poucos anos apenas algumas pessoas tinham ouvido falar no termo e-learning. Mas, aconteceu uma pequena revolução. Se antes fala-se em ensino com tecnologia, a palavra hoje é treinamento on-line.

Aos poucos, a introdução do e-learning dentro de nossas casas, das empresas e das próprias escolas e universidades adicionou um novo significado para o treinamento e as possibilidades para entrega e formação de conhecimento.

Os cursos e treinamentos são disponibilizados num compasso acelerado na Rede e os estudantes têm acesso a um novo mundo para a transferência de conhecimento.

A discussão foi ampliada e hoje a questão não é mais se as empresas implementarão o aprendizado on-line, mas se elas o farão da maneira correta. Ter a tecnologia certa e fornecer bons programas de aprendizado utilizando essa tecnologia é essencial, mas não o suficiente.

Uma estratégia eficaz de ensino a distância deve ser mais que a própria tecnologia ou o conteúdo que ela carrega. Também deve concentrar-se em fatores vitais para o sucesso, que incluem a criação de uma cultura de aprendizado, a preparação de um suporte de liderança real, o desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável e o apoio de toda a empresa às mudanças.

Uma coisa é certa: o e-learning veio para ficar.

Referência: WebAula