A cada dia, o mundo em que vivemos passa por inúmeras mudanças. A natureza muda, nossos hábitos cotidianos, nossa tecnologia, tudo o que ontem era novo, hoje já é velho. O mundo nunca parou de mudar, porém, talvez esse seja o tempo em que estamos dando mais atenção a isso, já que, cada vez mais essas mudanças influenciam nosso modo de viver. Estamos em uma era, onde tudo será diferente, pois estamos em tempos, que as máquinas, sejam elas de qual tipo for, ganham cada vez mais espaços em nossa sociedade. Hoje, seria impossível viver sem os computadores ou sistemas informatizados que utilizamos em nosso cotidiano e nem nos damos conta que esses sistemas que nos controlam, são controlados por outras pessoas.

Tudo parece simples e na verdade é, porém, não nos damos conta que vivemos em um submundo, do qual a maioria não sabe que faz parte. Simplesmente, porque sabemos que ele existe, mas, mal nos damos conta que estamos nele. Fazemos parte de um mundo chamado, "Tecnologia", que apesar de ser muito útil, e indispensável para nossa sobrevivência, pode também apresentar muitos riscos.

Não está muito longe o tempo, onde todo indivíduo desta terra terá um retrato digital, informações genéticas, e mais informações, gravadas em um enorme banco de dados, onde será possível acompanhar os passos de cada ser, 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. O mundo está mudando e temos que sempre aprender a lidar com ele, e cada dia que as máquinas controlam mais nossas vidas, não seria útil, que nós soubéssemos controlá-las mais do que elas a gente? Ou que pelo menos, tenhamos mais noção sobre elas?

É fácil imaginar a cena, você levanta todos os dias, liga seu computador, lê seu jornal eletrônico, dá uma olhada em sua conta bancária, depois, você liga sua TV, e após se cansar, pega o carro e vai ao médico, faz uns exames em uma máquina estranha, logo após sua consulta, faz um saque em um banco qualquer, para fazer umas comprinhas, depois indo ao caminho do shopping, você recebe um telefonema, de uma garota que conheceu na noite passada, e como estava falando no celular, enquanto dirigia, nem se deu conta que você passou por um radar eletrônico e estava acima da velocidade permitida.

A velocidade das mudanças é tão avassaladora que três das mais importantes tecnologias do momento não existiam há 20 anos: o telefone celular, a Internet e o CD. Hoje, os avanços estão em todos os lados: na medicina, na economia, nas artes, no dia-a-dia. No Brasil, as pesquisas apontam que se assiste menos à TV e muitos sacrificam horas de sono para trocar e-mails, navegar pela rede ou entrar nas salas de bate-papo online. O horário de pico de audiência na Internet começa ao anoitecer e vai até o início da madrugada, quando as tarifas telefônicas são mais baratas.

Referência: Portal Educação