Certamente já te aconteceu de estar no meio de uma conversa com alguém e chegar um curioso, interrompendo para perguntar “o quê?”, “onde?”, “por quê?”, “quem?”; e outras coisas, tentando se inteirar do assunto que estavam conversando. É o curioso, xereta, entrão… Um personagem da fauna corporativa de quem todo mundo quer distância, pois além de curioso, ele muitas vezes também é fofoqueiro… Quer saber de tudo da vida alheia para sair espalhando depois em outras rodas de conversa…

Mas essas perguntinhas têm outra função na gestão da Qualidade! E nada a ver com o curioso (ufa!!!) É nossa famosa ferramenta da qualidade: 5W2H!

O quê, porque, onde, quem, quando, como, quanto custa? – As mesmas perguntas que o curioso tanto faz, mas usadas de forma útil!

Para quem ainda não sabe, essas perguntas dão o nome da ferramenta 5w2h porque na versão original, em inglês, são as iniciais das mesmas perguntas: What (o quê), Who (quem), When (quando), Why (porque), Where (onde) são os 5 W, How (como) e How much (quanto custa) são os 2 H.

E para que serve 5W2H?
Ela é uma técnica simples e eficaz de auxílio na solução de problemas, na tomada de ações corretivas e preventivas, na elaboração de planos de atividade. Quem aplica 5S também utiliza muito 5W2H. E tem um outro benefício: a comunicação referente ao tema tratado não sofre interferências no decorrer do processo, pois tudo fica estabelecido por escrito e sem brechas. Caso surjam dúvidas, elas podem ser discutidas e o plano revisado, ajustando todo o processo em tempo hábil e com o conhecimento de todos os envolvidos.


Como usar?
Podemos colocar uma tabela de 5W2H em um formulário de Não Conformidades e Ações Corretivas, por exemplo. Assim, as ações tomadas são evidenciadas claramente. Um formulário disponível no blog trás forte influência do 5W2H (veja RNC – Relat. de Não Conformidade e Ações (Integrado) na página Qualidownloads). Outra sugestão é desenvolver um formulário próprio para 5W2H, que seria utilizado sempre que adequado.

A tabela abaixo é só um modelo. Clique nela para ver ampliada.



E veja um bom exemplo de uso prático do 5W2H clicando aqui