Trabalho a distância

As mudanças nas atividades profissionais incluem novos componentes organizacionais, os 4Ws. A maioria das pessoas que montaram empresas em casa eram desempregados, terceirizados, aposentados e jovens ainda não absorvidos pelo mercado de trabalho esta alternativa gerou milhares de novos postos de trabalho até já existe uma entidade...

Por | @irialuppi Carreira em TI
As mudanças nas atividades profissionais incluem novos componentes organizacionais, os 4Ws:
  • Work Tools - Tecnologia da Informação;
  • Work Process - Estrutura e Processo;
  • Work Force - Força de Trabalho e
  • Work Place - Local de Trabalho como, quando e onde se trabalha, de modo a ganhar tempo, produzir mais e melhor, frutos do grande avanço em matéria de comunicação, agiliza o transporte de informação, reduz tarefas, aumenta o controle de objetivos, não sendo mais necessário a abertura de escritórios, pois basta uma série de equipamentos ligados a uma rede para que um trabalhador não necessite apresentar-se na empresa para cumprir sua tarefa.


Apesar de ser ainda ficção para muitos, trabalhar há distância já é uma realidade, e isso graças ao avanço das tecnologias como celular, computador, internet, que estão mudando a cultura organizacional tradicional para uma cultura de trabalho no formato de rede, interativa e conectada eletronicamente.O Telework, ou Tele trabalho já ocorre em várias partes do mundo,a Revista Exame, mostra estudos em que a redução de custos pode chegar a 30% por ano quando os funcionários trabalham em casa já são mais de 11 milhões nos EUA, 560 mil na Inglaterra e 215 mil na França .No Brasil, ainda são poucas as estatísticas disponíveis sobre o Tele trabalho.

A maioria das pessoas que montaram empresas em casa eram desempregados, terceirizados, aposentados e jovens ainda não absorvidos pelo mercado de trabalho esta alternativa gerou milhares de novos postos de trabalho até já existe uma entidade, sem fins lucrativos, a Sociedade Brasileira de Tele trabalho e de Tele atividades (SOBRATT) que objetiva promover e desenvolver estes, mas para os sindicatos o trabalho à distância é um dificultador pois os novos processos em curso na sociedade  têm enfraquecido o número de trabalhadores sindicalizados e as taxas de greve. devido as mudanças na estrutura do emprego provocadas pelo avanço tecnológico e a automação com a redução do número de trabalhadores manuais. Se já era difícil realizar a organização dos trabalhadores a partir dos locais de trabalho, com o tele trabalho o desafio é ainda maior, porque o isolamento dos trabalhadores dificulta as ações sindicais. Até para tentar se defender foi debatido doenças ocupacionais dizendo que a tecnologia gera desenvolvimento,mas é fonte de grande quantidade de novos problemas começando pela saúde, as tenossinovites LER - Lesões por Esforços Repetitivos e DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho que no Brasil, são o principal motivo de afastamento pela Previdência Social.

Mais sobre: tecnologias, computadores, internet
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários