ISO 9001: Indicador Grau de dependência

Este primeiro artigo de uma série de 21, será o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e também como formatar este indicador. Você deverá seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.

Por Negócios Pular para comentários
ISO 9001: Indicador Grau de dependência Este primeiro artigo de uma s?rie de 21, ser? o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e tamb?m como formatar este indicador.

Voc? dever? seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.

1? Passo ? entender a necessidade

Grau de depend?ncia ? o quanto sua empresa esta ligada diretamente a um ?nico cliente, ou seja, existem hoje muitas empresas prestadoras de servi?os com sua capacidade produtiva comprometida a um ?nico cliente em at? 60%.

Se a mesma em momentos futuros ou at? presente, vier a deixar de utilizar os servi?os desta empresa fornecedora, o impacto sobre o faturamento ser? muito mais de 60% , j? que esta empresa fornecedora tem sua estrutura adequada a um ?nico cliente. Se esta a??o se torna real a empresa fornecedora com certeza ter? s?rios problemas em manter sua atual estrutura, ocasionando em demiss?es e outros eventos correlatos.

2? Passo ? Montar o indicador

Para elaborar o indicador utilize programas como Excel e tenha em mente 3 pontos objetivos, sendo eles:

Per?odo de avalia??o: defina por exemplo de janeiro a dezembro )

Total de faturamento por m?s

Total de faturamento por cliente

Exemplo:

Per?odo: Janeiro

Faturamento Total: R$ 250.000,00


Faturamento por empresa:

Empresa A: R$ 25.000,00

Empresa B: R$ 35.000,00

Empresa C: R$ 70.000,00

Empresa D: R$ 68.000,00

Empresa E: R$ 42.000,00

Empresa F: R$ 10.000,00

Conclu?do a etapa de valores agora voc? deve realizar um c?lculo simples, Faturamento de cada cliente dividido pelo faturamento total, o resultado ser? este:

Grau de depend?ncia

Empresa A:  10%

Empresa B:  14%

Empresa C:  28%

Empresa D:  27%

Empresa E:  16%

Empresa F:  4%

Agora fa?a sua an?lise, neste caso o maior grau de depend?ncia seria o cliente C seguido pelo cliente D, sendo assim, defina melhor sua estrat?gia de mercado, por que sen?o, no caso deste indicador, esta empresa na perda destes dois clientes perderia o total de 55% de seu faturamento total o que resultaria em s?rios problemas.


Solu??o ... calma somente uma id?ia
Prefira manter em seu quadro o desenvolvimento m?ximo e clientes, ou seja, produ??o n?o totalmente dedicada, melhor 20 clientes sendo eles respons?veis por 5% de seu faturamento, do que 4 clientes respons?veis por 25% cada de seu faturamento, repense e pense, isso se chama, planejamento.

Compartilhe com seus amigos:
Desidério
Desidério Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil www.qualidadebrasil.com.br
FACEBOOK // TWITTER: @qualidadebrasil
Quer conversar com o(a) Desidério, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias