ISO 9001: Indicador Grau de dependência

Este primeiro artigo de uma série de 21, será o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e também como formatar este indicador. Você deverá seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.

Por | @qualidadebrasil Negócios
Este primeiro artigo de uma série de 21, será o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e também como formatar este indicador.

Você deverá seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.

1° Passo – entender a necessidade

Grau de dependência é o quanto sua empresa esta ligada diretamente a um único cliente, ou seja, existem hoje muitas empresas prestadoras de serviços com sua capacidade produtiva comprometida a um único cliente em até 60%.

Se a mesma em momentos futuros ou até presente, vier a deixar de utilizar os serviços desta empresa fornecedora, o impacto sobre o faturamento será muito mais de 60% , já que esta empresa fornecedora tem sua estrutura adequada a um único cliente. Se esta ação se torna real a empresa fornecedora com certeza terá sérios problemas em manter sua atual estrutura, ocasionando em demissões e outros eventos correlatos.

2° Passo – Montar o indicador

Para elaborar o indicador utilize programas como Excel e tenha em mente 3 pontos objetivos, sendo eles:

Período de avaliação: defina por exemplo de janeiro a dezembro )

Total de faturamento por mês

Total de faturamento por cliente

Exemplo:

Período: Janeiro

Faturamento Total: R$ 250.000,00


Faturamento por empresa:

Empresa A: R$ 25.000,00

Empresa B: R$ 35.000,00

Empresa C: R$ 70.000,00

Empresa D: R$ 68.000,00

Empresa E: R$ 42.000,00

Empresa F: R$ 10.000,00

Concluído a etapa de valores agora você deve realizar um cálculo simples, Faturamento de cada cliente dividido pelo faturamento total, o resultado será este:

Grau de dependência

Empresa A:  10%

Empresa B:  14%

Empresa C:  28%

Empresa D:  27%

Empresa E:  16%

Empresa F:  4%

Agora faça sua análise, neste caso o maior grau de dependência seria o cliente C seguido pelo cliente D, sendo assim, defina melhor sua estratégia de mercado, por que senão, no caso deste indicador, esta empresa na perda destes dois clientes perderia o total de 55% de seu faturamento total o que resultaria em sérios problemas.


Solução ... calma somente uma idéia
Prefira manter em seu quadro o desenvolvimento máximo e clientes, ou seja, produção não totalmente dedicada, melhor 20 clientes sendo eles responsáveis por 5% de seu faturamento, do que 4 clientes responsáveis por 25% cada de seu faturamento, repense e pense, isso se chama, planejamento.

Mais sobre: iso 9001 indicadores da qualidade
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