ISO 9001: Indicador Grau de dependência

Este primeiro artigo de uma série de 21, será o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e também como formatar este indicador. Você deverá seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.

ISO 9001: Indicador Grau de dependência
Este primeiro artigo de uma série de 21, será o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e também como formatar este indicador.

Você deverá seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.

1° Passo – entender a necessidade

Grau de dependência é o quanto sua empresa esta ligada diretamente a um único cliente, ou seja, existem hoje muitas empresas prestadoras de serviços com sua capacidade produtiva comprometida a um único cliente em até 60%.

Se a mesma em momentos futuros ou até presente, vier a deixar de utilizar os serviços desta empresa fornecedora, o impacto sobre o faturamento será muito mais de 60% , já que esta empresa fornecedora tem sua estrutura adequada a um único cliente. Se esta ação se torna real a empresa fornecedora com certeza terá sérios problemas em manter sua atual estrutura, ocasionando em demissões e outros eventos correlatos.

2° Passo – Montar o indicador

Para elaborar o indicador utilize programas como Excel e tenha em mente 3 pontos objetivos, sendo eles:

Período de avaliação: defina por exemplo de janeiro a dezembro )

Total de faturamento por mês

Total de faturamento por cliente

Exemplo:

Período: Janeiro

Faturamento Total: R$ 250.000,00


Faturamento por empresa:

Empresa A: R$ 25.000,00

Empresa B: R$ 35.000,00

Empresa C: R$ 70.000,00

Empresa D: R$ 68.000,00

Empresa E: R$ 42.000,00

Empresa F: R$ 10.000,00

Concluído a etapa de valores agora você deve realizar um cálculo simples, Faturamento de cada cliente dividido pelo faturamento total, o resultado será este:

Grau de dependência

Empresa A:  10%

Empresa B:  14%

Empresa C:  28%

Empresa D:  27%

Empresa E:  16%

Empresa F:  4%

Agora faça sua análise, neste caso o maior grau de dependência seria o cliente C seguido pelo cliente D, sendo assim, defina melhor sua estratégia de mercado, por que senão, no caso deste indicador, esta empresa na perda destes dois clientes perderia o total de 55% de seu faturamento total o que resultaria em sérios problemas.


Solução ... calma somente uma idéia
Prefira manter em seu quadro o desenvolvimento máximo e clientes, ou seja, produção não totalmente dedicada, melhor 20 clientes sendo eles responsáveis por 5% de seu faturamento, do que 4 clientes responsáveis por 25% cada de seu faturamento, repense e pense, isso se chama, planejamento.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Para que serve ISO 9001?
Negócios

Para que serve ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de garantia da qualidade de projetos/processos de uma empresa. Conheça mais sobre a ISO 9001 e veja qual a sua abrangência, sua instalação, entre outros detalhes.

Certificação ISO 9001:2008
Negócios

Certificação ISO 9001:2008

Nesse artigo apresentamos os principais passos para obter a tão sonhada certificação ISO 9001 que muitas empresas almejam para melhorar a qualidade e comprometimento em atender as necessidades de seus clientes.