Olá! Hoje em dia muitas empresas, tem suas metas para redução de custos sobre sua demanda estrutural, ou seja , o consumo inteligente através de estratégias corporativas, porém algumas tomas atitudes que acabam gerando outro custo, conhecido como o custo da não qualidade.

Praticar uma Gestão eficiente é o primeiro passo, entendendo sua empresa através de indicadores eficiente, buscando informações concretas sobre o comportamento de setores e atividades exercidas. Crie também um ponto de referencia para iniciar este projeto, tenha no mínimo 6 meses de informações anteriores para iniciar.

Primeiro passo

Definir o foco do trabalho em pontos críticos, tendo cautela ao definir suas metas, pois estas, serão tema de reuniões de análise criticas, busque elaborar um fluxograma de como será realizado o processo de análise. Lembre-se que 6 indicadores são fundamentais para desenvolvimento de um projeto de redução de custos, sendo eles.

- Eficiência comercial
- Faturamento
- Ponto de equilíbrio
- Grau de dependência
- Gastos gerais
- Rentabilidade

Segundo passo

Criar um grupo interno para coleta de informações, estas informações devem ser verídicas ao ponto de ser avaliadas antes de fazer parte de um indicador de desempenho.

Terceiro  passo

Desenvolver indicadores ao qual estejam estabelecidos meta, situação atual e informações sobre ações tomadas em reuniões de análise criticas. Lembre-se que o indicador mal formatado lhe dará resultados imprecisos e também uma análise errada.

Quarto passo

A reunião de análise critica deve ser objetiva, ou seja, ter o foco sobre a análise de resultados obtidos e na realização de metas. Importante lembrar que registros destas reuniões são fundamentais para o histórico deste processo que iniciando do planejamento e seguindo a execução terá com certeza resultados transparente.

Ferramenta indicada

Utilize o ciclo PDCA para você entender a real situação ou seja o problema. Pois só realizamos o processo de melhoria quando identificamos os erros e melhoramos o mesmo.