Redução de custos é o caminho?

Hoje em dia muitas empresas, tem suas metas para redução de custos sobre sua demanda estrutural, ou seja , o consumo inteligente através de estratégias corporativas, porém algumas tomas atitudes que acabam gerando outro custo, conhecido como o custo da não qualidade.

Redução de custos é o caminho?
Olá! Hoje em dia muitas empresas, tem suas metas para redução de custos sobre sua demanda estrutural, ou seja , o consumo inteligente através de estratégias corporativas, porém algumas tomas atitudes que acabam gerando outro custo, conhecido como o custo da não qualidade.

Praticar uma Gestão eficiente é o primeiro passo, entendendo sua empresa através de indicadores eficiente, buscando informações concretas sobre o comportamento de setores e atividades exercidas. Crie também um ponto de referencia para iniciar este projeto, tenha no mínimo 6 meses de informações anteriores para iniciar.

Primeiro passo

Definir o foco do trabalho em pontos críticos, tendo cautela ao definir suas metas, pois estas, serão tema de reuniões de análise criticas, busque elaborar um fluxograma de como será realizado o processo de análise. Lembre-se que 6 indicadores são fundamentais para desenvolvimento de um projeto de redução de custos, sendo eles.

- Eficiência comercial
- Faturamento
- Ponto de equilíbrio
- Grau de dependência
- Gastos gerais
- Rentabilidade

Segundo passo

Criar um grupo interno para coleta de informações, estas informações devem ser verídicas ao ponto de ser avaliadas antes de fazer parte de um indicador de desempenho.

Terceiro  passo

Desenvolver indicadores ao qual estejam estabelecidos meta, situação atual e informações sobre ações tomadas em reuniões de análise criticas. Lembre-se que o indicador mal formatado lhe dará resultados imprecisos e também uma análise errada.

Quarto passo

A reunião de análise critica deve ser objetiva, ou seja, ter o foco sobre a análise de resultados obtidos e na realização de metas. Importante lembrar que registros destas reuniões são fundamentais para o histórico deste processo que iniciando do planejamento e seguindo a execução terá com certeza resultados transparente.

Ferramenta indicada

Utilize o ciclo PDCA para você entender a real situação ou seja o problema. Pois só realizamos o processo de melhoria quando identificamos os erros e melhoramos o mesmo.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei
Notebooks

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei

Testar produtos novos sempre encanta, mas quando eles são realmente bonitos, nossa aí é melhor ainda. Será que ele também é bom para trabalhar?

Qualimática, mais uma ferramenta da Qualidade
Negócios

Qualimática, mais uma ferramenta da Qualidade

Bom, de inicio tentei colocar um nome objetivo onde envolve-se a Qualidade e a matemática tão presente, para isso é claro, que através de tantos números como indicadores, prazos, nível de satisfação e outros tantos, então pensei, o por que não criar uma ferramenta com esta função, isso mesmo uma ferramenta que me garanta que estes números estão corretos.

ISO 9001: Indicador Grau de dependência
Negócios

ISO 9001: Indicador Grau de dependência

Este primeiro artigo de uma série de 21, será o simples fato de saber identificar a necessidade do mesmo e também como formatar este indicador. Você deverá seguir o passo a passo a seguir para de fato chegar a um resultado.