Plataforma de Gerenciamento de EAD - Parte 01

O processo de produção e implementação de programas de ensino online envolve diversas etapas. Com a introdução das novas tecnologias de informação e de comunicação, há que se adequar os processos de trabalho, bem como escolher as melhores ferramentas de apoio a esses

Plataforma de Gerenciamento de EAD - Parte 01

Introdução

As recentes mudanças no mundo do trabalho no que se refere à introdução de novas tecnologias da informação e da comunicação  vêm exigindo cada vez mais uma adequação e uma transformação nos processos de trabalho de forma que as equipes possam dividir tarefas e tornar-se mais interdisciplinares.

Em seu trabalho sobre desmaterialização e trabalho, Marques (1999) desenvolve os conceitos de informacionalização ou desmaterialização da economia que se resume no aumento constante da quantidade de trabalho sobre a informação em relação à quantidade  de trabalho sobre a matéria.

Quanto mais informacionalizada estiver a produção, tantos mais cortes haverá sobre papel, sobre telas, com mouses, teclados e scans, ou na rede entre os computadores. Quanto mais informacionalizada estiver a produção (e o consumo), tanto mais trabalho de concepção e projeto, de programação, de planejamento, de construção desse corte sob forma latente, potencial e virtual (diz-se desmaterializada)  haverá antes que, em algum lugar do planeta, a ferramenta de uma máquina operatriz automática encontre fisicamente uma chapa num corte manifesto, real e atual , sobre a ‘matéria’”. (Marques, 1999: 202)

Duas conseqüências surgem dessa desmaterialização da economia: mudam as relações das pessoas com a natureza e das pessoas entre si. Com relação à primeira, verificamos que o trabalho industrial e agrícola deslocou-se, e em muito, em direção à concepção (incluindo o marketing) e projeto dos produtos e processos. Com relação à segunda conseqüência, houve a perda da nitidez da separação entre fábrica e escritório, entre concepção e execução das tarefas industriais. E isso trouxe uma conseqüência final que é a perda da empregabilidade para o operário tradicional.

Na economia intensamente informacionalizada, assim como o tomate natural não é competitivo, o operário tradicional não tem empregabilidade. Ambos estão condenados. Junto com a nova natureza, um novo humano será forjado". (Marques, 1999:207)

Um dos aspectos decorrentes deste cenário é uma enorme pressão sobre o sistema educacional, no sentido do aumento do nível de educação e capacitação profissional de toda a população, assim como a permanente atualização dos profissionais a fim de dar conta das contínuas mudanças no mundo do trabalho e das relações sociais. Nesse contexto, a educação a distância online mostra-se como uma possibilidade de resposta à esta demanda.

O Que Mudou na Educação a Distância

As principais mudanças observadas na Educação a Distância, estão relacionadas com o fato de que anteriormente ela era considerada uma atividade separada, sem relação com o sistema de educação oficial e conduzida principalmente por instituições privadas, ou ainda vista como uma atividade restrita a treinamento.

Na EAD convencional, que utiliza mídias como impressos, rádio, TV e computador desconectado da rede (standalone), o relacionamento é de um para muitos ou de um para um.

Atualmente, na Educação a Distância via WEB, a principal mudança está na possibilidade de interação em tempo real, independentemente da localização física dos participantes do grupo.

Cabe ressaltar que vários métodos desenvolvidos e utilizados para a EAD via Web, vêm sendo aproveitados como apoio ao ensino presencial. As plataformas de gerenciamento de cursos online também se aplicam ao gerenciamento do trabalho colaborativo dos alunos, criando-se, assim, o ensino semi-presencial; um híbrido de ensino a distância e ensino presencial (Haguenauer, 2000).

O Artigo acima é mostrando praticamente como se deu a evolução do EaD ocorreu e o que mudou nela ao passar do tempo. Todas as experiências citadas neste artigo são da LATEC/UFRJ.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

MacBook Air M1 Review: O melhor notebook para trabalhar?
Notebooks

MacBook Air M1 Review: O melhor notebook para trabalhar?

Lançado no final de 2020, esse computador vem sendo muito falado ao longo dos últimos meses por trazer novos chips feitos pela própria Apple, que está dando adeus à Intel. Eu usei e conto tudo que descobri.

AirPods 3: O que mudou? Será que ainda valem a pena?
Fones de Ouvido

AirPods 3: O que mudou? Será que ainda valem a pena?

Apple anunciou no dia 18 de outubro os AirPods 3, a terceira geração dos fones de ouvido do tipo earbud que são totalmente sem fio (True Wireless).

Apple anuncia AirPods 3 com áudio espacial e design conhecido
Fones de Ouvido

Apple anuncia AirPods 3 com áudio espacial e design conhecido

A nova geração de fones de ouvido da Apple possuem o mesmo visual do AirPods Pro, bem como carregamento via MagSafe, mas sem cancelamento de ruído ativo.