1- HIERARQUIAS

A maneira mais fácil e mais lógica de estruturar os seus documentos. As hierarquias e os menus adaptam-se especialmente bem aos documentos on-line e hipertexto. Exemplo: sistemas de ajuda.

HOME PAGE



Em uma organização hierárquica, é fácil para os leitores descobrir a posição em que se encontram na estrutura. Nas hierarquias, a home page fornece uma visão geral do conteúdo que está subordinado a ela e ainda define os principais vínculos as páginas dos níveis inferiores da hierarquia.

Este tipo de estrutura oferece um risco mínimo de ficar perdido, além de ser uma forma mais fácil de localizar informações. Mas procure não incluir muitos níveis para não aborrecer os leitores. Pois estes, após ter de selecionar opções em muitos menus, acaba esquecendo o que estava procurando. Fica aborrecido demais para prosseguir. Procure manter apenas dois ou três níveis na sua hierarquia.

2- LINEAR

Muito semelhante à forma como são organizados documentos impressos. Neste tipo de estrutura a home page é o título, ou introdução, e todas as outras páginas acompanham-na em seqüência com vínculos que levam de uma página a outra, normalmente com opções de avançar e retroceder.

Uma organização linear é muito rígida e limita tanto a liberdade dos seus leitores de consultar as informações quanto a sua própria liberdade de apresentá-las. As estruturas lineares são ideais para apresentar, no ambiente on-line, um material que já tenha esse tipo de estrutura no ambiente off-line. Como por exemplo: instruções passo-a-passo ou treinamento baseado em computador.


3- ESTRUTURA LINEAR

Você pode tornar a estrutura linear menos rígida permitindo que o leitor se desvie do caminho principal. Pode ter, por exemplo, uma estrutura linear com ramificações alternativas que partam de um único tronco. As ramificações podem se reunir ao tronco principal em algum ponto mais adiante, em um nível mais baixo da estrutura, ou continuar se ramificando em níveis inferiores seguindo caminhos próprios até chegar a um "fim".

Além de ramificar a estrutura linear, você pode também oferecer vínculos que permitam aos leitores avançar ou retroceder na cadeia, caso precisem rever alguma etapa ou já conheçam alguma parte do conteúdo.


4- COMBINAÇÃO DAS ESTRUTURAS LINEAR E HIERÁRQUICA

Uma forma comum de organizar um documento na Web consiste em obter uma combinação das estruturas linear e hierárquica. Essa estrutura combinada ocorre com maior freqüência quando documentos de estrutura rígida, porém lineares, são apresentados no ambiente on-line. Um exemplo são os famosos FAQ (Frequently Asked Questions).

A combinação de documentos lineares e hierárquicos funciona bem desde que haja pistas em relação ao contexto.
Como essa é uma estrutura linear e hierárquica, em cada página do roteiro você deve oferecer vínculos para o leitor avançar, retroceder, retornar ao início e subir um nível.