O usuário é o item principal de seu site, tenha isto como princípio. Pense na criação e no desenvolvimento do site sempre tendo em vista o lado do usuário, pense como ele iria reagir com a tela sendo criada. Tornar as áreas do site fáceis de serem navegadas e utilizadas é super importante. Com a evolução da internet, o fator principal agora é a usabilidade e não o design como há alguns anos atrás. 

O que seria do Google se não fosse a facilidade de pesquisar e encontrar o resultado em milésimos de segundos? Então tenha em mente que o princípio de tudo é o uso!

Dica 1: O usuário é o dono:

Seu site não seria nada se não fossem os usuários que o navegam. Tenha-os como sendo donos do seu site, e trabalhe com a opinião deles para criar novidades ou modificar algo. Uma forma de solicitar opiniões é criar um formulário com algumas perguntas para que eles mesmos respondam, assim você tem a capacidade de comparar as respostas e encontrar um meio termo que agradará quase a todos.

O usuário sabendo que pode opinar sobre as evoluções do site terá grande importância no retorno dele, pois sendo assim ele sente-se importante, sente que tem voz ativa. E nada melhor do que o próprio usuário para fazer propaganda de algo. A indicação chamada de marketing boca a boca é a melhor forma de seu site ganhar fama e tornar-se conhecido. O Orkut, por exemplo, no início os usuários poderiam participar mediante convite de outro, ou seja, um indicava ao outro a participação, quando seu amigo lhe indica algo você certamente verá, nem que for só por curiosidade, mas verá! Então, nada é mais forte do que a indicação!

Dica 2: Conteúdo:

Talvez mais importante que o usuário, o conteúdo do site é o carro chefe, é através dele que o visitante poderá ou não voltar a acessar sua página. O conteúdo deve necessariamente obter a concentração e a atenção de quem o lê.

Conteúdo único é a palavra da vez. Os buscadores têm a capacidade de comparar conteúdos semelhantes, até sites para isto já existem, então, fixe em seu pensamento que escrever é muito melhor que copiar. Quando você divulga que escreveu algo os buscadores lhe darão o crédito por isto, se alguém copiar seu conteúdo certamente você terá posicionamento melhor que a cópia nos resultados.

Invista seu tempo em criar conteúdo de qualidade, este será o fator que fará com que os usuários acessem repetidamente o seu site.

Dica 3: Usabilidade:

Pense seriamente na usabilidade de seu site. Um site depois de usado fica na memória visual do usuário, portanto, se ele gostar de navegar por seu site, lembrará como sendo algo positivo. Provavelmente este usuário verá em seu site algo de atrativo e fácil de usar, irá usar este atrativo como referência para seus amigos.

Dica 4: Crie um feed RSS:

Tão importante quando divulgar, é facilitar a forma de como os usuários podem acompanhar as novidades de seu site. O feed RSS faz este trabalho em grande estilo. O leitor verá as manchetes e somente acessará seu site se gostar de algo. Ele pode filtrar diretamente o que quer ver, assim, tem a possibilidade de escolher o que quer e o que não quer acessar, a web 2.0 é feita disto, liberdade de acesso.

Estimule o acesso a seu RSS, ele pode fazer uma legião de usuários acessarem diariamente seu site. Um dos principais divulgadores de feeds o Feed Burner é um agregador com ótimas ferramentas, ele lhe possibilita saber quantos acessos e cliques o feed obteve dia a dia.

Dica 5: Participação em redes sociais:

De início uma forma ótima para apresentar seu site ao mundo da internet. As redes sociais hoje são fortes meios de divulgação, empresas estão investindo muito em marketing em redes sociais. Atente-se a participar da rede que melhor convém ao conteúdo de seu site. Experimente as diversas que existem na internet, depois de um mês de uso, atenha a usar a que melhor retorno lhe trouxe, invista de duas as três redes, o retorno imediato é garantido. Porém não vicie no uso das redes, pois de hora para outra seus acessos podem subir como despencar numa verdadeira montanha russa.

Dica 6: Compra de links patrocinados:

Investir dinheiro em seu site pode ser uma boa forma de arrecadar acessos. Anunciar no Google adwords, nos links patrocinados do UOL, no Hotwords ou afins, lhe trará acessos conforme a verba disponível para tal.Um grande problema dos anúncios é a alta taxa de rejeição que pode acontecer. O link deve condizer com o resultado da página, isto é imprescindível para que o usuário não fuja no primeiro clique. 

Espero que este tenha lhe mostrado algo que possa lhe ajudar, atente-se principalmente ao conteúdo, ele é o foco!