Visão, Missão e Valores são os três pilares de sustentação de uma empresa quando o assunto é Qualidade. Consequentemente, refletem a importância da Qualidade para a empresa. Mas afinal, o que são esses temas exatamente e como defini-los?

Dos três, o mais importante na minha opinião é o tema "Valores". Por isso acredito que eles devem ser definidos primeiro e servirem de base ao desenvolvimento da Missão e da Visão da empresa. Então, será esse o primeiro tema que abordarei:

Valores:

Da mesma maneira que uma pessoa ou família tem seus valores estabelecidos, como honestidade, ética, educação com os mais velhos, respeito ao próximo, etc, uma empresa não é diferente. Ela deve pautar sua existência por valores semelhantes aos desejáveis em uma pessoa. Esses valores devem ser coerentes com as necessidades de seus clientes e outras partes interessadas, como acionistas e funcionários, fornecedores, comunidade…

Ao exprimir os valores, não existe necessidade de grandes explicações. Na maioria das vezes, uma palavra basta para cada um. Por exemplo, se um dos valores de sua empresa é definido como "Ética", o próprio termo não é suficiente para que todos entendam? Portanto, não é preciso um "dicionário de valores"… Aliás, a relação de valores também não precisa ser muito extensa. Apenas os que norteiam verdadeiramente a cultura da empresa devem ser considerados e citados. Lembre-se que essa pequena lista de palavras deverá orientar as ações de todos na empresa, do diretor ao faxineiro! A Bíblia pode ter mais de 1000 páginas, mas os valores da Lei de Deus estão resumidos em apenas 10 mandamentos…

Missão:

Basicamente, a missão descreve a finalidade da empresa, o motivo de sua existência, a razão pela qual se considera necessária ao mercado e a maneira como quer ser vista por ele. Perceba que é mais do que apenas descrever o que a empresa faz - "Fabricamos pesos para papel" não deve ser visto como uma missão, isso apenas diz o que a organização produz. "Fazer pesos para papel com criatividade, originalidade e senso estético, criando para você um produto que vai além de sua finalidade básica, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura regional." - agora sim, temos um enunciado de missão que destaca a empresa como diferencial, e dá orgulho a quem participa desse trabalho!

Visão:

Futuro é a palavra que norteia esse tema. Mas um futuro realista, objetivo! Daria para levar a sério uma visão do tipo "Pretendemos nos tornar o único fabricante de pesos para papel do mundo."? - Claro que não!!! - A visão da empresa deve levar a quem lê a possibilidade de se tornar real num futuro próximo. É o objetivo maior e principal da empresa, aquele que deve ser considerado por todos como um destino certo se tomarem o rumo indicado e fizerem a sua parte do processo.

Valores devem ser permanentes, são a base de tudo, a espinha dorsal da empresa.
Missão e Visão podem mudar, dependendo do contexto, da área de atuação, da linha de produtos e/ou serviços, dos objetivos atingidos… Tem empresa que todo ano apresenta uma visão diferente, um novo alvo, um objetivo de curto prazo. Nessas, a Visão é muito dinâmica, e isso não cabe a todo tipo de organização.

A seguir, exemplos de Visão, Missão e Valores, só para inspirar:

  • Petrobras: Destaque para a missão:
    Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
  • Vivo: Destaque para a visão:
    Abrir caminhos para seguir transformando possibilidades em realidade e, deste modo, criar valor aos clientes, empregados, sociedade, acionistas e sócios.
  • Bandeirante Energia S.A: Destaque para os valores:
    Eficiente e excelente
    Natural e sustentável
    Envolvente e entusiasmante
    Responsável e de confiança
    Global e justa
    Inovadora e com iniciativa
    Aberta e com ambição

Assim como esses exemplos, existem diversos outros disponíveis, basta pesquisar um pouquinho na internet. Só não vale plagiar o que outra empresa definiu!