Comece criando um cilindro.



Para criar o esqueleto (bones) vá em Create - Systems (duas engrenagens). Observe que para esse exemplo você deve desabilitar a opção Assign To Children. Essa opção é muito útil quando queremos animar um personagem que tenha pernas. Isso serve para fixar os pés no chão.

Mais adiante veremos como trabalhar com o Character Studio, que já vem com esqueletos prontos de um bípede, onde temos muita facilidade em fazer personagens andarem, correrem, pular, etc.



Agora é só criar os Bones. Vamos criar apenas 2 para entender o funcionamento. Comece criando os Bones de baixo para cima. Isso significa que o primeiro bone a ser criado é o master na hierarquia dos links. A cada clique será criado um novo bone, para parar a criação, clique com o botão direito. Observe a figura ao lado e certifique-se de que os Bones foram criados no centro do cilindro.



Uma vez criados os Bones vamos atribuir o Skin no cilindro. Observe: O cilindro deve ser o Skin, os Bones apenas controlam o Skin. Para isso, selecione o cilindro, vá em Modify - more - Skin, como mostra a figura ao lado.



Após aplicado o Skin no cilindro, vamos adicionar os bones que controlarão o cilindro. Em Parameters, clique em Add Bone. Uma caixa de diálogo aparecerá listando os bones existentes na cena,selecione os 2 e clique em select. Os bones deverão ser listados na caixa de diálogo logo abaixo de Parameters.



Agora é só criar as chaves de animação rotacionando os bones por exemplo.



Veja agora como ficou: