Quando iniciamos uma avaliação de produtos ou processos, certamente acabamos por detectar inúmeras falhas, por motivos diversos ou até mesmo por um comportamento que consideramos normal, pois bem, os indicadores nada mais são do que uma fonte de recursos necessários para que a nossa avaliação seja de forma evidente e simples, sendo assim ao realizarmos a montagem de um indicador da qualidade, temos que considerar 3 fatores necessários.

  • 1° Meta
  • 2° Período
  • 3° Total


Aqui estou falando de uma maneira simples para que vossa tenha em mente um inicio para como começar, hoje encontramos vários recursos disponíveis com relação a software de indicadores  e controle da qualidade, no caso imagine-se que quando se usa um software comum hoje em dia, tal como office, você poderá incrementar recursos diversos a um simples indicador, devido a isso, deixarei uma observação, os indicadores não são descartáveis pois um dia, você com certeza será indagado, quantas peças foram sucateadas ? qual o percentual de quebras em tal período ? então abaixo segue uma maneira simples de agregar idéias a seus indicadores.

1° Mantenha sempre observações sobre o comportamento de certo período, o mesmo deve ou pode ser realizado por RAC (Relatório de ação corretiva) ou RNC (Relatório de não conformidade).

2° Tenha sempre mente, indicadores devem ser avaliados em análise critica, buscando pontos críticos ao qual, deve se manter registrado ações complementares e quais os envolvidos, relacionando ações e avaliações, através de um plano de ação.

3° Busque sempre manter uma rastreabilidade de no mínimo 1 ano, pois o comportamento de um processo e ou produto, pode ocasionar em uma necessidade de avaliação de comportamento deste período.


Por que metáfora dos indicadores ?
Simples, isso mesmo, os indicadores são maneiras simples de se identificar tomadas de ação, e ao mesmo tempo, imaginando-se um período de um ano, deve se buscar o contrário do efeito serrote ( sobe e desce ) e sim , manter o mesmo dentro dos objetivos e buscando sempre a melhoria continua evidenciada nos indicadores.