Todo ser humano pensa visualmente, desde criança está acostumado com um mundo cheio de símbolos e logotipos. As imagens agem de forma direta sobre a percepção cerebral, causando primeiro impressão para somente depois serem analisadas.

Com base nesta colocação, vejamos alguns fatores relevantes na criação de uma marca.

- Conceito: deve transmitir conceitos subjetivos de qualidade e excelência da empresa, também deve transmitir ao público a idéia explícita ou implícita sobre a marca. O significado do logotipo deve ser de fácil compreensão e assimilação, uma vez que o logotipo é a identidade da empresa.

- Legibilidade: fácil leitura e compreensão. O uso de efeitos muito elaborados deve ser evitado, porque o logotipo deve ser legível, claro, marcante mas sem excessos e de reprodução facilitada para diversos meios e tamanhos.

- Contemporaneidade: deve-se observar as mudanças de comportamento da sociedade e os reflexos que essas mudanças causam na comunicação. Não se vá pelos modismos, "as boas idéias resistem as tendências desaparecem".

- Personalidade: a originalidade é que fará a diferença frente às outras empresas. Ao buscar a originalidade, não perca o significado.

- Pregnância: facilidade na memorização da marca, fazendo com que ela fique mais tempo em evidência na cabeça do consumidor e da concorrência.

- Uso: flexibilidade na aplicação em diversos meios de comunicação faz com que a marca se mantenha atual por muito tempo.

Conceituação dos elementos componentes do símbolo do Bradesco



No próximo artigo veremos as definições e os elementos que compõem uma identidade visual.