Nessa série de artigos veremos como criar uma identidade visual de forma profissional, com base nos conceitos e definições sobre cada um de seus componentes.

Marca: nome da organização, empresa, pessoa, produto ou serviço a ser representado.

Logotipo: representação tipográfica de uma marca.


Símbolo: representação gráfica de uma marca.


Assinatura Visual: combinação do logotipo com o símbolo da marca.


Para que o projeto seja um sucesso e o seu desenvolvimento se torne mais prático e menos desgastante, reúna primeiro algumas informações para servirem de orientação.

I) Qual o objetivo do projeto visual?
II) Qual o tipo de negócio da empresa?
III) Qual o produto ou serviço oferecido?
IV) Qual o conceito a ser passado ao público usuário (alvo)?
V) Qual o diferencial frente à concorrência?
VI) Qual o público alvo?



Para obter um melhor resultado na utilização de técnicas e princípios visuais para a criação, você deve procurar obter algumas informações mais específicas sobre o público alvo, tipo:

- Sexo
- Idade
- Nível de instrução
- Classe social
- Profissão



Além dessas informações, faça também uma análise de logotipos de outras empresas e instituições que já possuam sua marca ou símbolo, e que tenham um reconhecimento nos mercados nacional e internacional.

Os elementos gráficos devem representar a qualidade e competência da empresa no mercado consumidor, de forma clara e direta.

Concluindo essa primeira parte, vejamos uma definição do termo "Identidade Visual".

"Conjunto de elementos gráficos que compõem as características visuais de um nome, idéia, empresa, produto ou serviço."


No próximo artigo veremos alguns fatores relevantes na criação de uma marca, nào percam.