Identidade Visual: Primeiras Definições

Nessa série de artigos veremos como criar uma identidade visual de forma profissional, com base nos conceitos e definições sobre cada um de seus componentes.

Por | @jonathanlamimkt Marketing Digital
Nessa série de artigos veremos como criar uma identidade visual de forma profissional, com base nos conceitos e definições sobre cada um de seus componentes.

Marca: nome da organização, empresa, pessoa, produto ou serviço a ser representado.

Logotipo: representação tipográfica de uma marca.

Identidade Visual: Primeiras Definições

Símbolo: representação gráfica de uma marca.

Identidade Visual: Primeiras Definições

Assinatura Visual: combinação do logotipo com o símbolo da marca.

Identidade Visual: Primeiras Definições

Para que o projeto seja um sucesso e o seu desenvolvimento se torne mais prático e menos desgastante, reúna primeiro algumas informações para servirem de orientação.

I) Qual o objetivo do projeto visual?
II) Qual o tipo de negócio da empresa?
III) Qual o produto ou serviço oferecido?
IV) Qual o conceito a ser passado ao público usuário (alvo)?
V) Qual o diferencial frente à concorrência?
VI) Qual o público alvo?


Para obter um melhor resultado na utilização de técnicas e princípios visuais para a criação, você deve procurar obter algumas informações mais específicas sobre o público alvo, tipo:

- Sexo
- Idade
- Nível de instrução
- Classe social
- Profissão


Além dessas informações, faça também uma análise de logotipos de outras empresas e instituições que já possuam sua marca ou símbolo, e que tenham um reconhecimento nos mercados nacional e internacional.

Os elementos gráficos devem representar a qualidade e competência da empresa no mercado consumidor, de forma clara e direta.

Concluindo essa primeira parte, vejamos uma definição do termo “Identidade Visual”.

“Conjunto de elementos gráficos que compõem as características visuais de um nome, idéia, empresa, produto ou serviço.”  

Identidade Visual: Primeiras Definições


No próximo artigo veremos alguns fatores relevantes na criação de uma marca, nào percam.

Mais sobre: identidade_visual simbolo merca
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo