Entrevista: Paulo Faustino do Blog Escola Dinheiro

Em mais uma entrevista pelo Oficina da Net, hoje vamos partir para a área de monetização de sites/blogs. E para isto convidamos nada mais, nada menos que Paulo Faustino do Blog Escola Dinheiro

Por Marketing Digital Pular para comentários

Em mais uma entrevista pelo Oficina da Net, hoje vamos partir para a área de monetização de sites/blogs. E para isto convidamos nada mais, nada menos que Paulo Faustino do Blog Escola Dinheiro.  O Paulo Faustino é um freelancer e blogger profissional, que ganha a vida a fazer trabalhos para clientes e a gerir uma série de projetos online.

Começamos então com nossa entrevista:

OFICINA DA NET - Quando você sentiu que o ramo de internet poderia ser algo promissor para alavancar uma carreira como a sua?
Paulo - Eu me iniciei no mundo da internet em 1998, sendo que na altura era a chamada internet por impulsos e eu utilizava provedores de serviço como o IOL ou o Netc. Comecei a sentir que a internet poderia tornar-se extremamente rentável em meados de 2002, altura em que comecei a efectuar vendas pela internet e a trabalhar com páginas HTML em FrontPage. Na altura o público era ainda muito restrito, mas a Internet era já um meio de comunicação com muitas pessoas, especialmente novos clientes.

OFICINA DA NET - Sem dúvida seu blog o www.escoladinheiro.com é um sucesso para você, qual foi a idéia principal para a construção deste blog?
Paulo - A ideia do Escola Dinheiro é apresentar um misto de vários tipos de trabalho que eu desenvolvo no meu dia-a-dia e que vou também aperfeiçoando e explorando nas minhas viagens pela blogosfera e pela internet. Quis colocar num mesmo espaço, dicas sobre ganhar dinheiro online, optimização para motores, blogging, dicas para se tornar um blogger de sucesso, entre outras coisas.

OFICINA DA NET - Em termos de monetização, o que você diria para quem está começando hoje um blog?
Paulo - Hoje em dia está cada vez mais fácil conseguir ganhar dinheiro online através de programas de afiliação ou pay-per-click, como o Google Adsense, a Netaffiliation, entre outros. A única coisa que digo sempre e procure explicar aos meus leitores mais novos, é que o conteúdo de qualidade deverá vir em primeiro lugar, e só depois deverá ser tida em conta a rentabilização do blog. O que infelizmente acontece muitas vezes, é um determinado blogger começar logo a tentar ganhar dinheiro e ainda só escreveu um artigo no seu blog. As coisas infelizmente não funcionam assim, e muitos desses bloggers acabam por desistir das suas ideias prematuramente e porque não estavam sequer preparados para o insucesso das suas campanhas. Paciência é a chave.

OFICINA DA NET - Ganhar dinheiro com internet para você é uma tarefa simples? Por que?
Paulo - Uma tarefa simples não é. Eu me dedico muitas horas por dia a estudar, ler, aprender, escrever artigos, actualizar todos os meus blogs, trabalhar para clientes e ainda ter ideias para novos projectos e objectivos que pretendo alcançar. Não existe dinheiro fácil, e ainda que considere que sim, ele tem os dias contados uma vez que não está apoiado numa base sólida de rentabilização. Eu sempre digo para os meus leitores que é preferível procurarem construir um perfil de qualidade, acentado em bases sólidos e credíveis, do que tentarem ganhar dinheiro com tudo o que lhes aparece na frente.

OFICINA DA NET - Quais são os fundamentos para se ter um blog rentável?
Paulo - Antes de tudo um bom nome, uma boa imagem, humildade e muito investimento. Vejo diariamente blogs que não passam do nível onde estão simplesmente porque não investem. Para se conseguir ter um blog rentável é necesário que ele seja conhecido. Isso só pode acontecer de duas formas: ou o autor escreve em Inglês, ou então ele tem de investir no marketing. Em Portugal/Brasil o mercado de expansão orgânica é ainda muito pequeno e o volume de pesquisas não permite que um blogger cresça rapidamente em poucos meses, utilizando apenas SEO e SEM. É necessário algo mais além da dedicação e dos conteúdos de qualidade, e isso é seguramente o investimento. Se você não investir e acreditar em si, quem é o que o irá fazer?

OFICINA DA NET - Qual formato de banner é o mais propício a receber cliques? (gráficos ou texto), (tamanho), (posição em um site)
Paulo - Os banners que funcionam melhor, independentemente do tipo de publicidade que passem, são seguramente os quadrados de 300x250 e 250x250. O posicionamento poderá ser alternativo, mas os locais mais rentáveis são à esquerda de um artigo ou na sidebar frontal do blog. Eu geralmente digo aos meus leitores que é importante fazer testes, muitos testes. Procure adaptar a sua publicidade ao seu público, mudando os formatos e fazendo testes por períodos de cerca de 7 a 15 dias. Depois analise o CTR e o ROI das campanhas, e procure perceber qual o padrão que funciona melhor e gera mais cliques para si.

Assim terminamos mais uma entrevista no site.

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