Um emprego em uma multinacional hoje requer muito conhecimento dos candidatos a vagas. Hoje não basta apenas ser formado para ter certeza de ter emprego garantido com salário estrondoso.

Formação em engenharia ou ciência da computação, sistemas de informação, tecnólogos em informática são considerados hoje formação básica de um bom profissional de TI. O mercado hoje requer profissionais com alto grau de conhecimento e evolução. Cada vez mais se faz necessário o conhecimento em uma área específica para se tornar “perito” e poder comprovar seu conhecimento. Isto faz com que tenhamos mais profissionais que sabem muito de pouco, uma pessoa que sabe muito de apenas poucos assuntos.

O mercado tenta contratar profissionais de alto escalão, porém é comprovado que no Brasil há muitas oportunidades de emprego na área de tecnologia, porém, há pouquíssima mão de obra qualificada, o que leva muitas empresas a contratarem pessoas desqualificadas e treiná-las para que assim venham ser úteis a empresa. Um fato é que sendo o profissional talentoso no que faz, ele jamais terá problemas com emprego. As empresas pagam mais por uma pessoa qualificada, pois no momento em que ela entra na empresa já começa a render sem a necessidade de treinamentos intensos. Com isto os donos de empresas podem confiar seus planos e projetos a estes profissionais sem receio de falhas e atrasos.

Programador web precisa de formação?


Creio eu que para se trabalhar em uma grande empresa há sim a necessidade de pelo menos uma formação superior. Há alguns dias atrás a empresa UOL dispôs de 29 vagas de emprego na área de tecnologia, sendo elas: estágio para programadores JAVA e C++, vagas para analistas de sistemas Java, e vagas para programadores web com conhecimento em ASP, PHP, .NET e Velocity, só que para os programadores web havia a necessidade de formação superior no ramo.

Empresas de pequeno e médio porte não são tão rígidas quanto às estas necessidades, sabem que para isto deverão desembolsar uma boa quantidade em dinheiro.