A Apple mais uma vez surpreendeu o mundo da tecnologia com o lançamento do novo iPad Pro, apresentando não apenas um design deslumbrante e uma tela OLED incrível, mas também um salto notável em desempenho, graças ao poderoso chip M4. O novo processador da igante de Cupertino apresenta uma construção refinada e um ganho de performance ainda melhor que na geração anterior.

Apple M4 é mais poderoso e gasta menos energia

O chip M4 é construído com a avançada litografia de três nanômetros (3 nm), o que significa alta eficiência energética, o que no caso do iPad Pro, fez a Apple garantir uma construção mais fina e leve, já que um processador que gasta pouca energia acaba dispensando a necessidade de bateria grande que ocuparia muito espaço do lado interno do dispositivo.

O Apple M4 tem 10 núcleos na CPU, sendo 4 de alta performance e 6 para eficiência energética. Imagem: Apple/Reprodução
O Apple M4 tem 10 núcleos na CPU, sendo 4 de alta performance e 6 para eficiência energética. Imagem: Apple/Reprodução

Sobre o desempenho em si, o novo processador conta com 10 núcleos na CPU e outros 10 na GPU integrada, oferecendo uma experiência incomparável em termos de velocidade e capacidade de processamento. Recursos como dynamic caching, ray tracing e mesh shading, acelerados por hardware, garantem gráficos deslumbrantes e uma resposta ágil em todas as atividades, desde jogos intensivos até multitarefa avançada.

A GPU também tem 10 núcleos e suporte a vários recursos graças a nova arquitetura. Imagem: Apple/Reprodução
A GPU também tem 10 núcleos e suporte a vários recursos graças a nova arquitetura. Imagem: Apple/Reprodução

Além disso, a nova geração do motor neural da Apple, presente no M4, eleva a inteligência artificial a um novo degrau no mundo da tecnologia, com impressionantes 38 trilhões de operações por segundo. Essa potência de processamento AI é essencial para recursos como reconhecimento de imagem avançado, realidade aumentada e muito mais.

"A eficiência energética do M4, combinada com seu desempenho gráfico aprimorado, permite o design ultrafino e a tela de alta qualidade do iPad Pro, tornando-o a escolha definitiva para as mais recentes aplicações em IA."

afirmou Johny Srouji, vice-presidente sênior de Hardware da Apple

Além de impulsionar o desempenho geral, o chip M4 também aprimora a reprodução de mídia, oferecendo suporte a uma variedade de codecs populares, incluindo o novo AV1, que garante uma reprodução de alta resolução com eficiência energética.

O iPad Pro com ela OLED e chip M4 já está disponível para pré-venda no Brasil, com preços a partir de R$ 6.999.