Recentemente, uma descoberta alarmante trouxe à tona uma vulnerabilidade crítica no iOS 17, o sistema operacional mais recente da Apple. Esta falha de segurança envolve a manipulação de senhas antigas, permitindo que possam ser usadas para redefinir a senha atual e, consequentemente, desbloquear o dispositivo. Abaixo, veja como corrigir o problema, e proteger os seus dados.

O que é essa falha de segurança no iOS 17?

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

O recurso, conhecido como Redefinição Temporária de Senha, foi originalmente projetado para auxiliar usuários que eventualmente esqueçam a nova senha após uma alteração recente. No entanto, esta funcionalidade, apesar de útil em cenários específicos, abre brechas consideráveis para possíveis invasões em casos de mudança de senha por motivos de comprometimento da segurança.

Imagine a situação: se uma senha anterior foi comprometida e caiu em mãos erradas, o invasor agora possui a capacidade de redefinir a senha atual, bloqueando completamente o dispositivo. Essa vulnerabilidade é ainda mais preocupante pelo fato de que as senhas antigas são mantidas por até 72 horas após a mudança, oferecendo tempo suficiente para atividades maliciosas.

A boa notícia é que existe uma solução rápida e eficaz para mitigar este risco iminente. A seguir, explicaremos passo a passo como expirar a senha antiga e reforçar a segurança do seu dispositivo, garantindo a proteção dos seus dados e informações pessoais.

Como expirar códigos de acesso antigos no iPhone?

Tempo necessário: 3 minutos

ATENÇÃO: Você precisará estar executando o iOS 17 ou posterior para usar esse recurso. Além disso, é necessário ter alterado sua senha nas últimas 72 horas.

  1. No seu iPhone, acesse Ajustes, e abra Face ID e Código;

    Passo 1 de: Como expirar códigos de acesso antigos no iPhone?
  2. Em seguida, digite a sua senha de 6 números, para acessar as configurações;

    Passo 2 de: Como expirar códigos de acesso antigos no iPhone?
  3. Na página seguinte, role até encontrar a opção Expirar código de acesso anterior. Toque sobre ela;

    Passo 3 de: Como expirar códigos de acesso antigos no iPhone?
  4. Por fim, toque em Expirar agora.

Pronto! Agora o seu iPhone estará novamente protegido contra qualquer problema de segurança, relacionado a códigos de acesso antigos.