A Apple bloqueou em 2022 mais de 1,7 milhões de aplicativos na App Store devido a problemas de violação de sua política de privacidade, segurança e conteúdo. A empresa deixou de ganhar mais de US$ 2 bilhões devido à filtragem de apps potencialmente fraudulentos. Segundo a companhia, sua equipe de revisão de aplicativos da App Store chega a analisar em média mais de 100 mil envios de aplicativos semanalmente.

1,7 milhão de apps são bloqueados pela Apple

Milhares de aplicativos e seus desenvolvedores são bloqueados pela Apple. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Milhares de aplicativos e seus desenvolvedores são bloqueados pela Apple. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Segundo a Apple, a empresa tem se esforçado para evitar que ocorram fraudes na App Store e, para isso, encerrou 428 mil contas de desenvolvedores devido a atividades fraudulentas, além de desativar 282 milhões de contas de clientes fraudulentas e bloquear 105 milhões de criações de contas de desenvolvedores devido a suspeita de atividades fraudulentas.

Em 2022, a companhia diz que rejeitou aproximadamente 400 mil apps por violação de privacidade, onde dados pessoais dos usuários estavam sendo coletados sem autorização ou conhecimento. Houve também outros 153 mil aplicativos que foram bloqueados por enganar os usuários e imitarem apps já enviados. Além disso, 29 mil aplicativos tiveram a entrada na App Store negada por utilizar recursos não documentados ou ocultos.

Relatório da Apple sobre a proteção feita contra aplicativos fraudulentos na App Store. Fonte: Apple
Relatório da Apple sobre a proteção feita contra aplicativos fraudulentos na App Store. Fonte: Apple

A Apple relatou sobre a sua luta contra a falta de segurança e privacidade dizendo:

Em mais de um caso este ano, o App Review detectou aplicativos usando código malicioso com potencial para roubar credenciais de usuários de serviços de terceiros. Em outros casos, a equipe do App Review identificou vários aplicativos que se disfarçavam como plataformas inócuas de gerenciamento financeiro, mas tinha a capacidade de se transformar em outro aplicativo.

Quase 24.000 aplicativos foram bloqueados ou removidos da App Store por violações de iscas e trocas como essas em 2022.