As baterias de íons de lítio recarregáveis mudaram o mundo, e tornaram os computadores e telefones poderosos e portáteis. Entretanto, à medida que as baterias de íons de lítio se desgastam por conta da idade, temperatura e uso, elas têm problemas para segurar uma carga.

A partir disso, você, como proprietário do dispositivo, deve preservar a saúde da bateria do dispositivo. A menos, é claro, que você tenha um produto Apple. É dito isso, pois o recurso de carregamento otimizado de bateria da Apple em iPhones e MacBooks garante que as baterias segurem longas cargas por um longo tempo.

E se você está curioso para saber como funciona o carregamento otimizado da bateria, confira abaixo, todos os detalhes.

Como funciona o carregamento otimizado da bateria?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Carregamento Otimizado da Bateria é um recurso de software que atrasa o carregamento para ajudar a manter a saúde da bateria do seu iPhone e Mac. Além disso, esse recurso minimiza o envelhecimento químico das baterias.

As baterias de íons de lítio são recarregáveis, mas apenas até certo ponto. À medida que envelhecem, as baterias ficam menos eficazes em manter as cargas. Entretanto, esse processo de envelhecimento não acontece apenas ao longo do tempo. Também é acelerado quimicamente por fatores dentro e ao redor de uma bateria.

Por exemplo, manter uma bateria de íons de lítio muito fria ou quente causa esse envelhecimento químico. O frio retarda as reações internas dentro de uma bateria, enquanto o calor aumenta sua frequência. Ambas as instâncias desgastam a bateria internamente e reduzem a capacidade da bateria de manter uma carga ao longo do tempo.

É em parte por isso que é importante garantir que o MacBook não superaqueça. Como você carrega e usa um dispositivo com uma bateria de íons de lítio também afeta sua idade química. As baterias de íons de lítio tendem a se degradar quando carregadas acima de 80% ou descarregadas abaixo de 20% na maioria das vezes.

Então, se você carregar seu iPhone durante a noite, você possivelmente está prejudicando a bateria, a menos que você use o Carregamento Otimizado da Bateria. A Apple o projetou especificamente para ajudar iPhones e Macs a carregar de maneiras que não danifiquem suas baterias. Primeiro, o recurso descobre a rotina de carregamento diário do seu iPhone ou Mac. Ele estima os horários habituais que você usa o dispositivo ao longo do dia.

Uma vez que o programa sabe quando um cabo de carregamento é regularmente deixado por um longo período de tempo, como durante a noite, ele garante que a bateria do seu dispositivo não seja carregada além de 80% até perto de um momento em que você usará o dispositivo novamente. Para o carregamento noturno, isso seria perto do momento em que você acorda.

Vale a pena usar o carregamento otimizado da bateria?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

A Apple recomenda manter o Carregamento Otimizado da Bateria ativado para garantir que as baterias do seu iPhone e Mac durem muito tempo. Mas houve relatos de que o recurso tem um bug significativo.

Esse bug fez com que algumas baterias do iPhone não conseguissem mais segurar a carga. Este é um risco notável, embora não seja um erro muito frequente. No geral, concordamos com a Apple que é um recurso útil, embora você possa usar aplicativos para melhorar a duração da bateria do seu MacBook.

Quando usadas juntas, você mantém as suas baterias de íons de lítio durando muito tempo. Além disso, você poderá constatar se drenos repentinos estão acontecendo com sua bateria.

Como ativar ou desativar o carregamento otimizado da bateria em um iPhone?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Carregamento Otimizado da Bateria é ativado automaticamente ao configurar um iPhone. Mas note que é um recurso que só funciona quando o iPhone está em um local onde você passa muito tempo. Demora cerca de nove cargas de cinco horas ou mais, para o seu iPhone ativar a opção de Carregamento Otimizado da Bateria.

Dito isto, você ainda pode ativar e desativar o carregamento otimizado da bateria manualmente. Para fazer isso no seu iPhone;

  • Acesse Ajustes;
  • Em seguida, toque em Bateria;
  • Logo após, acesse Saúde da bateria e carregamento.
  • Nesta tela, você verá a Capacidade Máxima da bateria para ser carregada. E isso, ajuda a determinar se a bateria do iPhone está funcionando com desempenho máximo. Em Carregamento Otimizado, ligue ou desligue o interruptor.
Como ativar o carregamento otimizado do seu iPhone.
Como ativar o carregamento otimizado do seu iPhone.

Quando o Carregamento Otimizado da Bateria estiver ativado e você estiver carregando o telefone por um período prolongado, deverá ver uma notificação na tela de bloqueio que forneça a hora em que o telefone deve terminar de carregar.

Como ativar ou desativar o carregamento otimizado da bateria em um Mac?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Para ativar ou desativar o Carregamento Otimizado da Bateria no Mac com o macOS Ventura ou posterior:

  • Abra Ajustes do Sistema;
  • Em seguida, acesse Bateria;
  • Feito isso, em Saúde da Bateria, toque no ícone Informações (i);
  • Você verá um interruptor para ativar, ou desativar, o Carregamento Otimizado;
  • Para proteger ainda mais a bateria, você também pode ativar o interruptor Gerenciar longevidade da bateria, que reduz a capacidade máxima da bateria do Mac ao longo do tempo para prolongar sua vida útil;
  • Quando as alternâncias estiverem onde você gostaria que estivessem, clique em Concluído e o Carregamento Otimizado da Bateria estará ativado ou desativado.

Se o Mac estiver executando uma versão mais antiga do macOS, como o macOS Monterey ou anterior, abra os Ajustes do Sistema e clique em Bateria para acessar o mesmo conjunto de opções.

Como carregar o celular de forma certa?