Há um número ligando e você não quer ou não pode atender naquele momento? Se você é novo no iPhone, você pode não estar familiarizado com o processo de recusar uma chamada telefônica no iPhone. Felizmente, recusar chamadas é um truque super fácil que você vai dominar em pouco tempo.

Normalmente, quando você recebe uma chamada na maioria dos smartphones, você tem a opção de aceitar ou recusar a chamada telefônica na sua tela. Isso é bem simples. No entanto, nos iPhones, você deve ter notado que nem sempre vê a opção de recusar quando recebe chamadas telefônicas. Ao invés disso, você só tem uma opção de "deslizar para responder".

Isso pode confundir muitos usuários novos de iPhone quando eles estão procurando rejeitar a chamada. Felizmente, independente da opção de recusar aparecer ou não, você ainda pode rejeitar a chamada no iPhone. Abaixo, veja 6 dicas de como recusar uma chamada no iPhone.

6 dicas de como recusar uma chamada no iPhone

Abaixo, confira 6 jeitos diferentes de recusar uma chamada no iPhone:

1. Recuse a ligação

Créditos: Priscilla Kinast
Créditos: Priscilla Kinast

Caso o seu iPhone esteja desbloqueado, a primeira opção para recusar uma chamada é, ao receber a mesma, tocar no ícone de telefone em vermelho, que vai aparecer na tela.

Ele também vai surgir na parte superior do telefone, dentro de uma notificação que traz o nome e o contato de quem está fazendo a chamada, bem como o botão de atender a ligação. Só assim, o número do remetente será automaticamente direcionado ao voicemail - cairá na caixa postal do telefone.

2. Mensagens programadas

Créditos: Priscilla Kinast
Créditos: Priscilla Kinast

Outra opção, que aparece quando a tela de bloqueio do aparelho está ativa, é mandar uma mensagem enviando que não é possível atender a chamada naquele momento.

Para configurar, basta tocar em Mensagem, e escolher uma resposta padrão ou tocar em Personalizada, para acessar mensagens criadas pelo usuário. Para criar as suas respostas, é necessário acessar Ajustes > Telefone > Responder com Texto. Em seguida, você deve tocar em uma das mensagens padrão e a substituir a mesma com o texto desejado.

3. Teclas laterais

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Através dessas teclas, você não recusa uma ligação, entretanto, evita atender a mesma silenciando a chamada. Para isso, pressione o botão lateral ou um dos botões do volume.

Isso vai fazer com que o iPhone pare de vibrar ou tocar. Entretanto, permitirá que o usuário atenda a chamada, caso julgue necessário. Se você não atender, a chamada vai ser direcionada à Caixa Postal.

4. Modo "Não Perturbe"

Créditos: M3 Mídia
Créditos: M3 Mídia

Outra opção para recusar a chamada no iPhone, é através do recurso de Foco. A ferramenta está disponível em celulares com o iOS 15 ou posterior, e possibilita que o usuário escolha as diferentes configurações, filtrando notificações e chamadas.

Quando o recurso Não Perturbe estiver ativo, um ícone de lua crescente vai aparecer na barra de status e na tela bloqueada. Ademais, esse recurso permite escolher os números que podem ligar enquanto o recurso estiver ativo. Por outro lado, as demais chamadas serão recusadas.

5. Apple Watch

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Quem tiver o smartwatch da Apple, pode recusar uma chamada através do relógio. Isso mesmo. Assim que o Apple Watch começar a vibrar ou tocar no pulso, eleve o braço para ver quem está ligando, e toque no botão vermelho Recusar.

6. AirPods

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Por fim, os AirPods também podem te ajudar a recusar uma chamada telefônica. Neste caso, coloque os fones Bluetooth, e veja se estão conectados ao iPhone. O jeito de atender ou recusar as chamadas muda um pouco conforme a geração do aparelho.

Para a primeira e segunda geração do fone de ouvido sem fio, é necessário tocar duas vezes em um dos AirPods, para enviar a mesma diretamente ao voicemal. Na terceira geração, é necessário pressionar o entalhe na haste em um dos dispositivos para desligar.