Infelizmente o iPadOS 16 não foi lançado em agosto de 2022 e continua em sua fase beta. Um dos maiores motivos para isso é o desenvolvimento do novo recurso de multitarefas chamado "Stage Manager". Está havendo problemas de estabilidade e comportamentos imprevisíveis com esta funcionalidade há meses, além de estranhamente exigir a utilização de um iPad Pro ou Air com processador Apple Silicon M1, mas, felizmente, a Apple diz que irá oferecer o suporte para a ferramenta em mais modelos de iPad.

Lançada esta semana, a versão beta do iPadOS 16.1 mostrou que a Apple está finalizando o recurso Stage Manager e ajustando os requisitos mínimos para ter suporte à funcionalidade. Segundo uma declaração da empresa ao site Engadget, a companhia "trabalhou duro para encontrar uma maneira de fornecer uma versão de tela única [do Stage Manager] para usuários dos modelos de iPad Pros de 2018 e 2020".

Apple estenderá o suporte ao recurso multitarefa Stage Manager para iPads mais antigos

Recurso multitarefa Stage Manager chegará para iPads mais antigos, que não tem o Apple Silicon M1. Fonte: Apple
Recurso multitarefa Stage Manager chegará para iPads mais antigos, que não tem o Apple Silicon M1. Fonte: Apple

O iPad Pro e Air de 2018 e 2020 tem menos memória RAM e um processador com desempenho menor comparado às versões com Apple Silicon M1. Entretanto, os chips A12X e A12Z são bons o suficiente para rodar bem o iPadOS e seus apps e felizmente os iPads com estes processadores irão obter o Stage Manager. O recurso foi criado para permitir a utilização de monitores externos sem a necessidade de espelhar a tela do iPad, permitindo que realmente se estenda a área útil para executar os aplicativos.

A Apple diz que os iPads elegíveis ao suporte do Stage Manager receberão a atualização até o final deste ano de 2022. Anteriormente, o vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, disse em uma entrevista que a funcionalidade estaria disponível somente para iPads com M1, pois estes modelos têm mais memória RAM e uma memória flash mais rápida, algo teoricamente necessário para a ferramenta ser utilizada de forma fluida. Entretanto, Craig se referia a um cenário com 8 apps rodando ao mesmo tempo, onde havia 4 em uma tela e outros quatro em um monitor externo.

Lançamento e disponibilidade

A versão estável pública do iPadOS 16 tem previsão para ser lançada em outubro, mas a versão beta, para desenvolvedores testarem, já possui o Stage Manager e permite a instalação em iPads mais antigos.