A Apple pretende, ao que parece, lançar um serviço de assinatura para alugar um iPhone, iPad, Apple Watch, além de outros produtos. A informação veio do site Bloomberg, onde é dito que a "maçã" cobraria uma taxa mensal pelo uso do dispositivo da mesma maneira que cobra pela assinatura de um aplicativo.

Caso vire realidade a assinatura de aparelhos da Apple, provavelmente irá ocorrer um grande impulso nas vendas recorrentes da empresa. Entretanto, de acordo com o Bloomberg, o projeto ainda está em desenvolvimento.

Como irá funcionar a assinatura de hardware da Apple?

Assinar produtos de hardware da Apple (iPhone, iPad, Apple Watch, MacBook, iMac, Mac Studio, entre outros) será semelhante ao processo de pagamento pelo uso do iCloud ou pela assinatura do aplicativo de streaming Apple Music. A empresa tem planos para que os clientes possam realizar assinaturas de hardware utilizando o Apple ID e a App Store.

iPhone foi responsável por mais da metade das vendas em 2021. Fonte: Bloomberg
iPhone foi responsável por mais da metade das vendas em 2021. Fonte: Bloomberg

Quanto isso irá custar?

Embora ainda não se saiba os valores que serão cobrados pela Apple para assinar o "aluguel" de um produto de hardware, a ideia é cobrar uma taxa mensal que seja mais barata que pagar parcelas da compra do dispositivo da marca. Além disso, foi discutido também a ideia de um programa de troca de dispositivos Apple usados por novos.

Apple substituirá benefícios de operadoras na compra de celulares?

Caso esse projeto de assinatura de produtos de hardware da Apple vire realidade, as operadoras de telefonia, que oferecem descontos em celulares para quem assinar determinados planos, poderão ser prejudicadas. É provável que fique mais em conta o valor cobrado mensalmente pela Apple do que o aparelho vendido pelas operadoras, mesmo que se parcele o produto.

O que achou do novo projeto da Apple? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!