A Apple continua nos surpreendendo, e desta vez, não estamos falando de alguma coisa bizarra, como um flanela para limpar seu iPhone que custa R$ 200. Na verdade, estamos falando do Self Service Repair, um novo programa desenvolvido para permitir que usuários executem reparos comuns em seus dispositivos, sem precisar sair de casa. Os consumidores dos produtos da marca receberão ferramentas e componentes genuínos da Apple — os mesmos usados em Apple Stores e Serviços Autorizados.

Apple vai permitir que você conserte seu iPhone

A ideia da empresa é expandir o acesso a reparo comuns de iPhones, sem que o usuário tenha que procurar uma assistência especializada para fazer o conserto de determinado problema do aparelho. Para que seus consumidores possam fazer isso sozinhos, a empresa vai oferecer manuais de reparo online (em texto), que poderão ser encontrados na nova loja online de autodenomino de reparo.

Basicamente, é o mesmo serviço que foi disponibilizado para provedores de reparos independentes com o objetivo de torná-los capazes de consertar os mais recentes lançamentos da empresa, os iPhones 12 e 13. Inicialmente, os manuais de reparos devem atender os tipos de consertos mais comuns, como tela, bateria e câmera. A Apple ainda afirma que, no futuro, planeja lançar um serviço semelhante para Macs com Apple Silicon.

"A criação de maior acesso às peças genuínas da Apple dá aos nossos clientes ainda mais escolha se um reparo for necessário. Nos últimos três anos, a Apple quase dobrou o número de locais de serviço com acesso a peças, ferramentas e treinamento genuínos da Apple e agora estamos oferecendo uma opção para aqueles que desejam concluir seus próprios reparos."

Jeff Williams
Vice-presidente sênior de operações da Apple

Vou perder a garantia?

Inicialmente, você vai poder consertar os problemas mais comuns em iPhones, como troca de bateria, tela ou reparo nas câmeras. (Crédito: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)
Inicialmente, você vai poder consertar os problemas mais comuns em iPhones, como troca de bateria, tela ou reparo nas câmeras. (Crédito: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)

A Apple ainda garante que por si só, consertar o seu próprio iPhone não anula a garantia, se ainda estiver com esse período vigente. De toda forma, vale lembrar que é necessário seguir à risca as orientações que são descritas nos manuais. Se na tentativa de consertar você danificar ainda mais o aparelho, então neste caso, é possível que você perca a garantia se for identificado que as instruções não foram seguidas.

Apple mudando de postura

Essa novidade deixa evidente uma mudança de postura por parte da Apple, que historicamente restringiu o acesso a peças e manuais de reparo, o que inclui aplicativos de diagnóstico e calibração de dispositivos que passaram por consertos. Por conta dessas inúmeras restrições, a gigante de Cupertino vinha sendo fortemente pressionada por defensores do Direito ao Reparo (Right to Repair), um movimento que visa justamente fornecer aos consumidores mais liberdade no reparo de dispositivos.

Em resposta a esta pressão, a Apple informou no mesmo comunicado que, nos últimos três anos, quase dobrou o número de locais de serviço com acesso a peças genuínas, ferramentas e treinamento para oferecer reparo com segurança aos seus consumidores. Dentre esses, mais de 2.800 provedores de reparo independentes, do programa intitulado Independent Repair Providers, também foram disponibilizados.

Esse programa foi lançado nos EUA em 2019, mas já está presente também em mais de 200 países. Por meio deste serviços, centenas de assistências independentes têm acesso aos mesmos treinamentos, peças e ferramentas que os prestadores de serviços autorizados da Apple possuem.

Preços e disponibilidade

A empresa vai começar a disponibilizar o serviço nos Estados Unidos no início de 2022. Outros países também devem ser incluídos à medida que a iniciativa for se popularizando. Quando o serviço for de fato iniciado, a loja oferecerá cerca de 200 peças e ferramentas aos consumidores interessados em consertar seu próprio iPhone. Entretanto, os preços ainda não foram divulgados.