Mais uma da Apple, menos um para o iPhone - essa frase ilustra bem quais são as próximas intenções da empresa de Cupertino, que pretende tirar a porta Lightning dos seus novos lançamentos de iPhones.

Diferente do tradicional, a Apple sempre fez mudanças nas portas e recursos que estão disponiveis em seus aparelhos. Em 2012 por exemplo, a empresa decidiu mudar a porta de 30 pinos para a versão Lightning. Agora, a opção da marca é retirar também essa porta.

Antes do lançamento do iPhone 12, alguns rumores surgiram na internet afirmando que a empresa já faria essa mudança, e passaria utilizar a tecnologia Smart Connector já presente nos Ipads que permite transferir dados sem uso de cabos. O iPhone 12 veio, mas isso não aconteceu.

Agora, com o lançamento do MagSafe (carregador sem fio da Apple), a empresa queira mesmo prosseguir com a mudança. De acordo com a página do CNET, a remoção da porta Lightning se daria apenas para os aparelhos mais robustos da próxima geração de smartphones da empresa, o iPhone13 Pro e o 13 Pro Max. Entende-se então, que apenas as versões mais simples, como o iPhone 13, e 13 Mini, ainda terão a porta física.

Mas e agora?

Essa porta física tem ao menos três básicas funções: carregamento, transferência de dados e saída de áudio. Aparentemente, a Apple apresentou uma alternativa para cada uma dessas funções e agora não há mais a necessidade de ter a porta física.

MagSafe é o lançamento que deve culminar na ausência da porta Lightning do Iphone 13.
MagSafe é o lançamento que deve culminar na ausência da porta Lightning do Iphone 13.

Por exemplo, para armazenamento e transferência de arquivos, foi desenvolvido o AirDrop e o iCloud. A empresa também introduziu os AirPods para o uso do sistema sonoro do dispositivo. E como já comentado, o MagSafe chegou como solução para o carregamento sem fio, utilizando os anéis magnéticos que estão alinhados dentro do aparelho.