Talvez a maior novidade que a nova linha de iPhone 12 da Apple trouxe foi o MagSafe, uma pequena bobina magnética na parte de trás do aparelho que funciona com uma variedade de periféricos diferentes. Estes acessórios podem ser adquiridos para melhorar sua experiência com o seu iPhone.

É um conceito intrigante, talvez uma reminiscência dos Moto Mods da Motorola ou dos pinos de acessórios atuais encontrados nos iPads. Devido ao pouco tempo do lançamento do iPhone 12, ainda não se pode dizer quão popular esses acessórios se tornarão, mas certamente há muito potencial.

As aplicações iniciais da Apple para Magsafe são duas: carregadores magnéticos que ficam na parte de trás do aparelho, e as capas que ficam grudadas nele. Mas de acordo os fabricantes terceirizados, há muito mais possibilidades.

Em termos de inovação, o MagSafe tem muito em comum com o 5G; ambas são tecnologias no iPhone 12 que ficarão mais impressionantes com o passar do tempo.

Se você não tem certeza de como o iPhone MagSafe funciona, explicamos tudo o que você precisa saber neste post - e também listamos alguns dos principais gadgets MagSafe à venda que você pode considerar comprar.

O que é MagSafe?

O MagSafe é capaz de fazer muitas coisas, o que torna difícil descrever em uma única palavra. É uma combinação de um sistema de montagem e um sistema de carregamento, revelando um grande potencial para a Apple e para os fabricantes de acessórios.

A Apple começou com sua bobina de carregamento sem fio Qi, e adicionou vários novos componentes para criar um tipo proprietário de carregamento sem fio, bem como permitir a montagem de diferentes acessórios. Isso permite o carregamento sem fio MagSafe de maneira aprimorada, com a adição de ímãs e suporte contínuo para carregamento sem fio Qi.

Este novo recurso estará presente em todos os novos iPhones, incluindo iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Entre os vários componentes do MagSafe está um novo magnetômetro e um leitor NFC de bobina única. Isso permite que o aparelho se comunique com os acessórios de novas maneiras.

Como funciona o MagSafe?

Simplificando, o MagSafe consiste em um ímã forte sob a capa traseira do iPhone 12 (e os outros da linha também). Este ímã em forma de anel é colocado no centro da parte traseira do iPhone - e ele parece ser muito grande, de acordo com as descrições da Apple.

Os gadgets MagSafe são acessórios que você pode comprar separadamente para o seu iPhone, que fazem uso deste anel magnético para que possam ser presos nele. Você pode até conectar vários periféricos MagSafe, como um estojo e um anexo de carteira ao mesmo tempo, embora imaginemos que nem todos são compatíveis entre si.

Mas um dos principais usos do MagSafe certamente é o carregamento sem fio - embora, como os carregadores MagSafe são fios que se conectam à parte traseira do iPhone, talvez seria melhor descrevê-lo como um 'carregamento sem porta'.

O iPhone 12 carrega a 15 W usando MagSafe - que é o dobro da velocidade de carregamento usando um carregador sem fio normal com o dispositivo.

Você também pode prender coisas como estojos e carteiras (para seus cartões de crédito) e, como você pode usar os dois ao mesmo tempo, você pode imaginar que este ímã é muito forte.

Quais são os acessórios MagSafe para comprar?

Case OtterBox Aneu MagSafe

Case MagSafe para iPhone 12
Case MagSafe para iPhone 12

Se você deseja utilizar o MagSafe para deixar seu smartphone mais protegido, então você pode comprar alguns casos que o fazem. A OtterBox é uma fabricante de capinhas de celular (cases) com um histórico de ótimos produtos.

E a empresa já oferece alguns modelos MagSafe oficiais para o novo iPhone 12. As cases MagSafe da OtterBox são mais baratas que as da Apple, e vêm em algumas cores bonitas, embora a seleção não seja grande.

Carteira de couro MagSafe para iPhone 12

Carteira de couro MagSafe para iPhone 12
Carteira de couro MagSafe para iPhone 12

Se você costuma utilizar uma case com espaço para levar os seus cartões bancários, a Apple tem um modelo MagSafe semelhante - como uma carteira que se prende na parte de trás do iPhone.

Você pode utilizá-la junto com uma case MagSafe, embora quando as alternativas de terceiros forem lançadas, é possível que a carteira não seja compatível com elas. Existem quatro versões de cores que você pode escolher, mas são todas de couro.

Carregador MagSafe para iPhone 12

Carregador MagSafe para iPhone 12
Carregador MagSafe para iPhone 12

O carregador MagSafe do iPhone 12 usa os ímãs de trás do smartphone para se alinhar corretamente, garantindo que você obtenha as velocidades máximas possíveis. Claro, ter um carregador magnético preso na parte de trás do iPhone torna toda a coisa "sem fio" redundante, mas ainda é menos complicado do que um cabo de carregamento real.

Recomendações da Apple para o carregador MagSafe:

  • Não coloque cartões de crédito, crachás de segurança, passaportes ou porta-chaves entre o iPhone e o carregador MagSafe, pois isso pode danificar as fitas magnéticas ou chips RFID nesses itens. Se você tiver uma case que contém qualquer um desses itens sensíveis, remova-os antes de carregar, ou certifique-se de que eles não estejam entre a parte de trás do seu dispositivo e o carregador.
  • Tal como acontece com outros carregadores sem fio, seu iPhone ou carregador MagSafe pode ficar um pouco mais quente enquanto o iPhone carrega. Para prolongar a vida útil da bateria, se ela ficar muito quente, o software pode limitar o carregamento acima de 80%. Seu iPhone ou carregador MagSafe pode ficar mais quente e o carregamento pode demorar mais após o uso intenso. Seu iPhone carregará novamente quando a temperatura cair. Experimente mover o iPhone e o carregador para um local mais fresco.
  • Seu iPhone não carregará sem fio quando conectado simultaneamente à alimentação por meio da porta Lightning - em vez disso, seu iPhone carregará por meio do conector Lightning.
  • Aprenda a limpar seu carregador MagSafe.
  • Se você mantiver seu iPhone em uma capa de couro enquanto carrega com o carregador MagSafe, a capa pode ficar com marcas circulares de contato.