Recentemente a Apple entrou com um processo contra uma empresa que havia contratado chamada GEPP Canadá devido a suposta venda de mais de 100 iPhones, iPads e Waches que deveria ter sido desmontados e reciclados. Segundo o site The Logic "pelo menos 5337 quilos de dispositivos Apple deixaram as instalações da GEEP sem serem destruídos - um fato que a próprio GEEP confirmou."

A operação ilegal foi descoberta após auditoria realizada pela Apple analisando mais de 500 mil iPhones, Watches e iPads entre 2015 e 2017. Segundo a "maçã", foi descoberto que 18% dos dispositivos auditados (103845 no total) ainda estavam acessando a internet Wi-fi através de redes celulares. Como esta pesquisa não conta os dispositivos que acessaram somente o Wi-fi, o número pode ser ainda maior.

O robô de reciclagem da Apple, Daisy, pode desmontar nove modelos diferentes de iPhone para recuperar materiais valiosos. Fonte: Apple

A Apple pretende reaver aproximadamente US$22,7 milhões da empresa canadense. A GEEP não chegou nem a negar o roubo, entretanto afirma que 3 de funcionários de sua equipe roubaram os dispositivos para beneficiar a si próprios, não a empresa. A Apple diz que os funcionários citados eram na verdade executivos senior da GEEP.

Embora a Apple comercialize dispositivos recondicionados, a empresa não quer que seus produtos sejam vendidos sem atender aos padrões de segurança e qualidade. A Apple disse ao The Verge que:

"Os produtos enviados para reciclagem não são mais adequados para vender aos consumidores ... e podem causar sérios problemas de segurança."

Apple é criticada por grupos de conserto de produtos da marca

Apesar da boa política da Apple quanto a qualidade de seus produtos recondicionados, os grupos de conserto criticaram a empresa por suas políticas em relação a oficinas de conserto de terceiros e dispositivos difíceis de consertar. Embora a Apple e muitas outras empresas estejam se concentrando na reciclagem de seus produtos, muitos críticos acreditam que o melhor seria a reutilização caso queiram uma solução mais eficaz.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!