A Counterpoint, empresa especializada em análise de mercado, publicou recentemente um relatório referente aos lucros no setor de smartphones durante o terceiro trimestre deste ano. Embora esteja em terceiro no ranking de unidades vendidas, a Apple liderou em receitas nesse período, somando incríveis 66%.

Os dados ainda apontam que, durante a Black Friday do ano passado, a companhia dona do iPhone foi responsável por 80% dos lucros globais. Samsung e Huawei conseguiram "agarrar" o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Se avaliarmos bem, os números da Counterpoint fazem todo o sentido, afinal, a Apple se concentra apenas no mercado de smartphones premium, algo que naturalmente gera mais rendimento, enquanto que as fabricantes que usam Android vão buscar boa parte do seus lucros em modelos de entrada e intermediários, que consequentemente são mais baratos.

Dados da Counterpoint

Isso mostra que a Apple conseguiu "dar a volta por cima" com relação às vendas dos iPhones, que vinha apresentando baixas nos últimos anos. A linha iPhone 11 contribuiu bastante para gerar esses dados da Counterpoint, principalmente na China, que é um dos maiores mercados do mundo.

Por outro lado, como era de se esperar, a Xiaomi é a empresa que menos lucra no setor de smartphones, com números em torno de 5%. Felizmente, o volume de vendas é muito grande, dado que a chinesa possui uma base de fãs que cresce diariamente. De acordo com o CEO da marca, essa estratégia de lucros baixos sempre será mantida, algo benéfico para os consumidores.