A décima sexta versão do sistema operacional MacOS da Apple, o MacOS Catalina 10.15, foi lançada no mês passado, precisamente em 7 de outubro. Mas essa atualização não foi fácil.Os principais aplicativos de terceiros lutam para oferecer suporte ao novo código, e muitos usuários se sentindo desolados com o fim do suporte para alguns aplicativos. Porém, esta atualização também traz vários benefícios, incluindo uma integração mais rigorosa aos serviços online da Apple, suporte para a execução de aplicativos para iPad e a estréia do Activation Lock na plataforma.

Confira quais as máquinas compatíveis com essa atualização:

  • MacBook (2015 ou posterior)
  • MacBook Air (2012 ou posterior)
  • MacBook Pro (2012 ou posterior)
  • Mac mini (2012 ou posterior)
  • iMac (2012 ou posterior)
  • iMac Pro (todos os modelos)
  • Mac Pro (2013 ou posterior)

Gabarito e resultado Prefeitura de Vitória-ES

5 Razões para fazer a atualização do MacOS Catalina

Aqui estão as cinco maiores vantagens do MacOS Catalina. O mais no novo sistema operacional Mac deve tornar a sua vida um pouco melhor.

1. Substituição do iTunes

Durante anos, o iTunes serviu como o hub digital da Apple, ajudando você a comprar, gerenciar, reproduzir e sincronizar seu conteúdo digital. Mas o iTunes, anos atrás, começou a ceder sob o peso de todas as suas responsabilidades, e passou a ter mais problemas do que vantagens. Com o Catalina, a Apple divide o iTunes em três aplicativos separados, cada um assumindo parte do fardo que o iTunes carregava.

Assumindo a parte musical do iTunes, a Apple Music oferece um player, uma loja e uma biblioteca para organizar todas as suas músicas, álbuns e listas de reprodução.

A Apple TV mantém organizado todos os seus filmes e séries, além de gerenciar os canais da Apple TV nos quais você se inscreve. Também é onde você acessa o Apple TV Plus, o novo serviço de streaming da empresa.

O Apple Podcasts foi desenvolvido para gerenciar os podcasts nos quais você se inscreve, e permitir que você ouça os episódios. Tudo é sincronizado através do iCloud, para que não haja mais problemas em manter todos os seus dispositivos atualizados.

2. Aplicativos para iPad no Mac

Vislumbramos o futuro no Mojave no ano passado, quando a Apple trouxe quatro aplicativos iOS para o Mac: Notícias, Ações, Memorandos de voz e Home. Com o Catalina, a Apple abre o MacOS para todos os desenvolvedores de iPad, por meio de uma ferramenta chamada Catalyst, que ajudará os fabricantes de software a criar aplicativos para ser executados em dispositivos iPad e MacOS, sem muito esforço. E são boas notícias para usuários de Mac, que devem ter acesso a uma seleção mais ampla de aplicativos.

3. Sidecar

E não são apenas os aplicativos para iPad que chegam à versão Catalina; o dispositivo também. Com o Sidecar, os usuários de Mac podem estender sua área de trabalho, transformando um iPad em uma segunda tela, ou ainda usá-lo como tablet com o Apple Pencil.

4. Acessibilidade

A Apple está expandindo bastante os controles de acessibilidade do MacOS no Catalina. Com o Voice Control, você pode controlar os dispositivos MacOS, iPadOS e iOS usando sua voz com o mouse, o trackpad e o teclado, e adicionar palavras personalizadas para que o Voice Control possa reconhecer as palavras que você costuma usar.

A tecnologia assistida integrada usará o mecanismo de reconhecimento de fala da Siri, e todo o processamento de áudio ocorrerá no seu dispositivo, mantendo tudo fora dos servidores da Apple para proteger sua privacidade.

5. Apple Arcade

O serviço de assinatura de jogos da Apple oferece mais de 100 jogos novos e exclusivos que a Apple está trabalhando com os criadores de jogos. A Apple enfatizou que os jogos não estarão disponíveis em outros dispositivos móveis, e não farão parte de outros serviços de assinatura.

O serviço, que funcionará em Macs, iPhones, iPads, iPod Touch e dispositivos Apple TV, custará R$ 9,90 por mês para acesso ilimitado, com direito de um teste gratuito por um mês. No Catalina, você encontrará o Arcade em sua própria guia, na Mac App Store.

O que mais há no MacOS Catalina

Juntamente com as principais adições, Catalina traz uma cesta de melhorias, de segurança mais rígida a edição de fotos aprimorada.

  • Tempo de tela: Para ajudá-lo a controlar o tempo que você gasta com o seu dispositivo, o aplicativo Tempo de Tela do Catalina pode monitorar e permitir que você controle o seu tempo no Mac.Programe o tempo de inatividade para qualquer pessoa da sua família e limite os aplicativos que você ou seus filhos podem usar.Com os limites de comunicação, você pode definir limites com quem seus filhos podem conversar e quando, além de gerenciar a lista de contatos de seus filhos.
  • Segurança e privacidade: OCatalina inclui um bloqueio de ativação, usado no iPhonee iPad, para garantir que apenas você possa apagar e reativar o seu Mac, se você o perdeu.Um Gatekeeper aprimorado - que verifica malware nos aplicativos instalados - monitora os aplicativos recém-instalados quanto a problemas de segurança.
  • Fotos: Oaplicativo Fotos do Catalina possui uma nova guia para navegar pelas suas fotos,organizando suas fotos por dia, mês e ano.
  • Notas:O aplicativo Notes atualizado possui uma nova visualização da galeria, e oferece pastas compartilhadas para colaboração.
  • Lembretes:o aplicativo Lembretes, reprojetado, tem novos botões de edição. A Siri é integrada para fazer sugestões.
  • Safari: O navegador da Apple abre sua página inicial mais rapidamente, oferece sugestões da Siri e alerta sobre senhas fracas.
  • E-mail:Com o E-mail, você pode bloquear com mais facilidade os remetentes, silenciar tópicos e cancelar a inscrição em listas de e-mails comerciais.
  • Buscar: O Catalina combina o Buscar iPhone e Buscar Amigos em um único aplicativo.E você pode localizar dispositivos offline através dosinal Bluetooth.
  • Aprovar com o Apple Watch: Se você possui um Apple Watch, pode usá-lo para autenticar o seu Mac.
  • Informações sobre o ID da Apple: O Catalina fornece acesso às informações do seu ID da Apple, através das Preferências do Sistema.
  • QuickTime Player:Você usa o QuickTime para reprodução de vídeo?Com Catalina, você obtém Picture in Picture (PiP).
  • Página inicial:você pode gravar vídeo com segurança no iCloud quando uma câmera habilitada para o HomeKit detecta atividade, e vê-lo por meio do aplicativo Página inicial.
  • Internacional: O Catalina oferece suporte multi-idiomas expandido.
  • Unidade do iCloud: No iCloud, você pode compartilhar pastas com um link privado.
  • Restaurar: Se a atualização do MacOS não for compatível com um software de terceiros, você poderá reverter o sistema para a versão que você tinha antes de atualizar.