Antes de saber o que o MacOS Catalina está trazendo para os Macs, vale descobrir se ele é compatível com seu Mac!

Para fazer isso é simples, acesse aqui a lista de computadores Apple compatíveis com a atualização.

Vamos abordar todos os diferentes recursos e alterações do novo sistema operacional, enquanto você faz o download de 4,9 gigabytes.

A primeira coisa que você notará é que não há mais iTunes e essa é provavelmente a maior mudança nessa versão em particular, em vez do iTunes, o que temos agora são 4 aplicativos diferentes, Música, TV, Podcasts e o Find.

Apple MacOS Catalina
Apple MacOS Catalina

O Músicas, será agora o player padrão, assim como em nos iPhones e iPads, tornando seu uso bastante familiar, como de costume, toda sua biblioteca estará no novo aplicativo, tudo sincronizado.

iTunes foi substituído pelo Músicas
iTunes foi substituído pelo Músicas

Acessando Preferências, você verá que é possível sincronizar a biblioteca, indicar downloads automáticos, configurar crossfade de músicas e alterar a qualidade da reprodução.

No Podcasts você verá que o player segue o mesmo padrão do Músicas, porém temos aqui o "listen" agora. Se você utiliza o Podcasts em seu iPhone ou iPad, você perceberá que eles são exatamente o mesmo.

Podcasts agora separado do aplicativo iTunes que foi substituído
Podcasts agora separado do aplicativo iTunes que foi substituído

É interessante ver essa convergência, visto que a Microsoft tentou sem sucesso fazer o caminho inverso com o Windows Phone e a Google ainda não conseguiu entregar um sistema operacional que possa rodar um PCs com uma experiência que possa ser comparada ao Windows e, assim, concorrer neste segmento.

O aplicativo de TV é bastante simples, é novamente remeto a comparação com o que temos nos iPhones e iPads e, claro, na Apple TV.

Agora, você assiste a filmes e programas de TV, além de ter a biblioteca para ver talvez alguns filmes comprado recentemente e reproduzi-lo a qualquer momento.

MacOS Catalina - Apple TV agora em qualquer dispositivo
MacOS Catalina - Apple TV agora em qualquer dispositivo

O conteúdo exibido no TV agora também é sincronizado em todos os seus dispositivos. Se você começou a assistir um filme por exemplo em seu Mac e por algum motivo teve que sair, se você pegar seu iPhone, o filme estará lá no mesmo ponto onde você parou, o mesmo acontece no iPad e Apple TV, facilitando assim o consumo do conteúdo a qualquer momento.

Falando em multimídia, existe agora suporte a Dolby Atmos, trazendo recursos e maior controle de configurações. E o mesmo se repete, temos basicamente as mesmas configurações em todos os dispositivos.

Você deve estar se perguntando, se não tenho mais o iTunes como restauro meu iPhone ou iPad? É simples, as funções apenas foram separadas, nos restou falar do Find e é pra isso que ele será utilizado, além de claro, localizar nosso dispositivo quando esquecemos ele em algum lugar, etc.

MacOS Catalina - Find agora é um aplicativo dedicado para localização, restauração e atualização dos dispositivos Apple
MacOS Catalina - Find agora é um aplicativo dedicado para localização,
restauração e atualização dos dispositivos Apple

Para fazer o procedimento de restauração ou atualização do sistema de seu dispositivo Apple usando o Mac, basta conectar seu iPhone, seu iPod iPod Touch ou iPad, abrir o Find e você verá seu iPhone, agora basta seguir basicamente os mesmos passos que antes, como era no iTunes.

Os novos aplicativos na realidade nada mais são do que seções do iTunes que foram separadas.

Seguindo adiante, foram feitas mudanças nas Preferências do Sistema, as opções mostram informações um pouco diferentes, acessando sua conta pelo Mac, você agora pode configurar tudo sobre todos os seus dispositivos, tudo em um lugar só, dispositivos, mídia, compras, segurança, iCloud, tudo mais simples de se acessar e controlar.

Provavelmente após a instalação você verá um novo papel de parede padrão, mas não é só isso, se você acessar o protetor de tela, basta rolar as imagens existentes para ter acesso as novas imagens disponíveis, além disso você pode incluir imagens de acordo com o período do dia e o sistema mudará automaticamente com o passar das horas.

Houveram mudanças na App Store também, foi adicionado a guia Arcade, caso você não saiba, é um serviço de assinatura, onde através de mensalidade você tem acesso a aplicativos e jogos, mesmo pagos, livremente.

Apple Arcade - Serviço de assinatura que permite acesso aos aplicativos e jogos da AppStore
Apple Arcade - Serviço de assinatura que permite acesso aos aplicativos e jogos da AppStore

Além disso a galeria também está mais interativa, mostrando vídeos em tempo real, quando você navega por eles, além de trazer também opções de edição.

MacOS Catalina - Aplicativos de fotos também foi remodelado
MacOS Catalina - Aplicativos de fotos também foi remodelado

Se você tiver o aplicativo Pixelmator Pro, por exemplo, é possível fazer ajustes, desde balanço de branco, você pode ajustar o tom da pele, ajustar as curvas da imagem. Se quisermos mudar isso, podemos mudar a imagem em tempo real e rápido, além disso as alterações funcionam de maneira não destrutiva, isto é, a qualquer momento você pode desfazer uma ou mais alterações, sem perder o original.

A Apple atualizou também o aplicativo de lembretes, ele está diferente e sincroniza é claro qualquer nota nos seus outros dispositivos.

MacOS Catalina - aplicativo de lembretes foi remodelado e traz funções de sincronia entre dispositivos
MacOS Catalina - aplicativo de lembretes foi remodelado e traz funções de sincronia entre dispositivos

As melhorias chegaram também ao Safari e a outros aplicativos que fornece suporte em dispositivos Mac Catalina, para melhorar a legibilidade de determinado conteúdo ao usar o mouse sobre uma palavra e segurar a tecla de command, que aumentará essa palavra e, se você mantiver o command pressionado e arrastar o mouse, ele amplia toda a seleção e, ainda, se você tiver uma segunda tela, é possível ter o conteúdo ampliado em uma enquanto a outra exibe o conteúdo normal.

MacOS Catalina - Novos recursos trazem mais acessibilidade ao sistema
MacOS Catalina - Novos recursos trazem mais acessibilidade ao sistema

Até o QuickTime recebeu atualização, você agora pode navegar entre imagens em uma mesma pasta, ver informações sobre as propriedades de um vídeo que está sendo exibido.

MacOS Catalina - Aplicativos presentes no iPhone e iPad agora também no MacOS Catalina
MacOS Catalina - Aplicativos presentes no iPhone e iPad agora também no MacOS Catalina

Outras pequenas mudanças foram implementadas, não as citarei, mas o que realmente você deve estar querendo saber é se houve mudança na performance dos Macs após a atualização.

Bom segundo informações sobre a atualização, até o momento quem já está utilizando o MacOS Catalina, não reportou nenhuma perda de velocidade em seus Macs, porém vale lembrar que a atualização saiu hoje. Então se eu fosse dar um conselho, eu diria para você aguardar até semana que vem no mínimo para atualizar seu Mac.