A Apple desenvolve novas tecnologias assim como muitas empresas do ramo, esse interesse é mais do que comum para garantir presença no mercado nos anos e décadas futuros, acompanhando outras marcas e inovando por si só. Por isso mesmo se falava em veículos autônomos da Apple, informação essa agora desmentida em parte.

A maçã trabalha sim com veículos autônomos, e também possui veículos próprios para testes, mas não planeja lançá-los assim, a empresa não terá veículos autônomos próprios no mercado. Em contrapartida, a Apple investe de fato no sistema de automatização de veículos para ser utilizado em veículos de terceiros.

Os carros de teste da marca circulam já nas estradas dos EUA, com sensores montados e com o intuito de recolher informações. A solução apresentada pela Apple também está sendo vista em ação nas estradas da Califórnia: um sistema triplo baseado em LIDAR, radar e câmeras.

car 1
O primeiro componente se trata de uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objeto distante, e por sinal é um investimento muito caro. Por isso a Apple procura uma maneira de se o substituir, talvez por alternativas baseadas somente em câmeras, o que foi a solução escolhida pela Tesla.

car 2
Já é a terceira mudança da Apple no design do veículo, como se pode ver em vídeo e nas imagens acima. O primeiro era mais grosseiro e pesado, depois a marca colocou os sensores no tejadilho do carro, de forma mais discreta, mais funcional e mais eficiente.

Porém, ao que tudo indica, mesmo não tendo mais informações profundas sobre o desenvolvimento da empresa, o projeto da Apple deverá se manter no campo de sistemas, software e automação, talvez em parceria com alguma marca de veículos, mas um veículo totalmente Apple pode ser uma expectativa um tanto surreal que apenas o tempo confirmará.