Apple não deverá apresentar um carro autônomo próprio, mas sim um sistema de automatização

A empresa norte-americana já tem protótipos circulando, mas devem se tratar de um sistema de automatização de veículos ao contrário de um veículo próprio, como se acreditava antes.

Por Apple Pular para comentários

A Apple desenvolve novas tecnologias assim como muitas empresas do ramo, esse interesse é mais do que comum para garantir presença no mercado nos anos e décadas futuros, acompanhando outras marcas e inovando por si só. Por isso mesmo se falava em veículos autônomos da Apple, informação essa agora desmentida em parte.

A maçã trabalha sim com veículos autônomos, e também possui veículos próprios para testes, mas não planeja lançá-los assim, a empresa não terá veículos autônomos próprios no mercado. Em contrapartida, a Apple investe de fato no sistema de automatização de veículos para ser utilizado em veículos de terceiros.

Os carros de teste da marca circulam já nas estradas dos EUA, com sensores montados e com o intuito de recolher informações. A solução apresentada pela Apple também está sendo vista em ação nas estradas da Califórnia: um sistema triplo baseado em LIDAR, radar e câmeras.

car 1O primeiro componente se trata de uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objeto distante, e por sinal é um investimento muito caro. Por isso a Apple procura uma maneira de se o substituir, talvez por alternativas baseadas somente em câmeras, o que foi a solução escolhida pela Tesla.

car 2Já é a terceira mudança da Apple no design do veículo, como se pode ver em vídeo e nas imagens acima. O primeiro era mais grosseiro e pesado, depois a marca colocou os sensores no tejadilho do carro, de forma mais discreta, mais funcional e mais eficiente.

Porém, ao que tudo indica, mesmo não tendo mais informações profundas sobre o desenvolvimento da empresa, o projeto da Apple deverá se manter no campo de sistemas, software e automação, talvez em parceria com alguma marca de veículos, mas um veículo totalmente Apple pode ser uma expectativa um tanto surreal que apenas o tempo confirmará.

Compartilhe com seus amigos:
Bruno Ignacio de Lima
Bruno Ignacio de Lima Jornalista, gamer e geek. Louco por tecnologia. Redator de smartphones e novidades tecnológicas aqui no Oficina da Net
Quer conversar com o(a) Bruno, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,21%)
10(54,37%)
15(12,11%)
20(10,42%)
26(7,89%)