A Google detectou uma falha no iMessage, do iOS, capaz de bloquear um iPhone e levar à perda total de seus dados. O Project Zero - grupo de analistas da Google responsável por detectar erros como esses - tornou os dados públicos recentemente e declarou o problema como resolvido por meio de uma atualização de segurança do iOS. 

Explicando melhor, o Project Zero costuma manter problemas como esse em segredo por três meses. Caso a empresa em questão não resolva a situação no tempo determinado, os dados são levados à público - como foi o caso da Apple

A falha

Segundo a Google, a falha no sistema funcionava da seguinte forma: o usuário recebia uma mensagem (via iMessage) com um conjunto de caracteres. Logo em seguida, o iPhone deixava de responder e era reiniciado pelo usuário. A situação se repetia mais algumas vezes, até que finalmente o usuário optava por restaurar o celular, fazendo com que seus dados fossem perdidos.

Uma falha no aplicativo iMessage, do iOS era capaz de inviabilizar um iPhone, fazendo com que este tivesse que ser restaurado para que voltasse a funcionar.
Uma falha no aplicativo iMessage, do iOS era capaz de inviabilizar um iPhone, fazendo com que este tivesse que ser restaurado para que voltasse a funcionar.

O macOS, por sua vez, mostrou não ser afetado pela mesma mensagem. Ele sofreu algumas consequências, mas ao reiniciar o computador o problema desapareceu.

Como resolver a situação

Patchs de segurança são constantemente lançados por empresas grandes como Apple e até mesmo o Google. Neste caso, a solução não é diferente: a versão 12.3 do iOS faz com que os smartphones fiquem imunes à essa falha e não corram risco de perder seus dados.

Então, como já recomendado em outras matérias: mantenha seu smartphone sempre atualizado!