O USB 3 é a terceira maior iteração do padrão USB (Universal Serial Bus). Quando foi lançado, o USB forneceu uma melhoria verdadeiramente notável nos periféricos conectados a um computador. Anteriormente, as portas serial e paralela eram a norma; cada um requeria um entendimento detalhado do dispositivo e do computador que hospeda o dispositivo para configurar a conexão corretamente. Embora houvesse outras tentativas de criar um sistema de conexão fácil de usar para computadores e periféricos, o USB foi talvez o primeiro a se tornar um padrão com sucesso em quase todos os computadores, independentemente do fabricante. Mas, como saber se seu macbook é compatível com o USB 3.0?

Interações USB

O USB 1.1 iniciou a transmissão, fornecendo uma conexão plug-and-play que suportava velocidades de 1,5 Mbit/s a 12 Mbits/s. O USB 1.1 não era muito veloz, mas era rápido o suficiente para lidar com mouses, teclados, modems e outros periféricos de baixa velocidade.

O USB 2 aumentou a velocidade, fornecendo até 480 Mbit/s. Foi uma melhora significativa. Os HDs externos usando USB 2 se tornaram um método popular de adicionar armazenamento. Sua velocidade e largura de banda melhoradas tornaram o USB 2 uma boa escolha para muitos outros periféricos, incluindo scanners, e câmeras web cam.

O USB 3 trouxe um novo nível de desempenho, com um novo método de transferência de dados chamado Super Speed, que dá ao USB 3 uma velocidade máxima teórica de 5 Gbits/s.

No uso real, uma velocidade máxima de 4 Gbits/s é praticável, e uma taxa de transferência contínua de 3,2 Gbits/s é alcançável.

Isso é rápido o suficiente para impedir que a maioria dos discos rígidos atuais sature a conexão com os dados. E é rápido o suficiente para uso com a maioria dos SSDs, baseados em SATA, especialmente se o seu gabinete externo, consiga suportar UASP (USB Attached SCSI Protocol). O velho ditado de que unidades externas são mais lentas que internas não é mais verdade.

A velocidade bruta não é a única melhoria no USB 3.0. Ele usa dois caminhos de dados unidirecionais, um para transmitir e outro para receber, portanto, você não precisa mais esperar por um barramento limpo antes de enviar as informações.

O USB 3.1 Gen 1 tem essencialmente as mesmas características do USB 3.0. Ele tem as mesmas taxas de transferência (5 Gbits/s no máximo teórico), mas pode ser combinado com o conector USB Type-C (mais detalhes abaixo) para fornecer até 100 watts de potência adicional, e a capacidade de incluir sinais de vídeo DisplayPort ou HDMI.

O USB 3.1 Gen 1 / USB type-C fornece as mesmas velocidades de transferência que uma porta USB 3.0, mas adiciona a capacidade de lidar com vídeo DisplayPort e HDMI, bem como a capacidade para servir como uma porta de carregamento para a bateria de um MacBook.

O USB 3.1 Gen 2 duplica as taxas de transferência teóricas do USB 3.0 a 10 Gbits/s, que é a mesma velocidade de transferência da especificação Thunderbolt original. O USB 3.1 Gen 2 pode ser combinado com o novo conector USB Type-C, para incluir recursos de recarga, bem como vídeo DisplayPort e HDMI.

O USB Type-C (também chamado USB-C) é um padrão mecânico para uma porta USB compacta, que pode ser usada (mas não é necessária) com as especificações USB 3.1 Gen 1 ou USB 3.1 Gen 2.

As especificações de porta e cabo USB-C permitem uma conexão reversível, portanto, um cabo USB-C pode ser conectado em qualquer orientação. Isso torna muito mais fácil conectar um cabo USB-C à uma porta USB-C.

Também tem a capacidade de suportar mais faixas de dados, permitindo velocidades de até 10 Gbits/s, bem como a capacidade de suporte à vídeo DisplayPort e HDMI.

Por último, mas não menos importante, o USB-C tem uma capacidade maior de manuseio de energia (até 100 watts), permitindo que uma porta USB-C seja usada para alimentar ou carregar a maioria dos notebooks.

Embora o USB-C possa suportar taxas de dados e vídeo mais altas, não é necessário que os dispositivos com conectores USB-C façam uso deles. Como resultado, se um dispositivo tiver um conector USB-C, isso não significa automaticamente que a porta suporta velocidades semelhantes a vídeo ou Thunderbolt.

Para ter certeza você precisa investigar mais, para saber se é uma porta USB 3.1 Gen 1 ou USB 3 Gen 2, e quais recursos o fabricante do dispositivo está usando.

Arquitetura USB 3.0

O USB 3.0 usa um sistema multibuses, que permite que o tráfego USB 3.0 e o tráfego USB 2 operem sobre o cabeamento simultaneamente. Isso significa que, diferentemente das versões anteriores do USB, que operavam na velocidade máxima do dispositivo mais lento conectado, o USB 3 pode ser zipado mesmo quando um dispositivo USB 2 está conectado.

O USB 3 também possui um recurso comum em sistemas FireWire e Ethernet: um recurso de comunicação de host para host definido. Esse recurso permite usar o USB 3.0 com vários computadores e periféricos ao mesmo tempo.

E específico para Macs e OS X, o USB 3 deve acelerar o modo de disco de destino, um método que a Apple usa ao transferir dados de um Mac antigo para um novo.

Como saber se seu macbook é compatível com o USB 3.0?

O USB 3.0 foi projetado desde o início para suportar o USB 2. Todos os dispositivos USB 2.x devem funcionar quando conectados a um Mac equipado com USB 3.0 (ou qualquer computador equipado com USB 3.0, para essa finalidade).

Da mesma forma, um periférico USB 3.0 deve ser capaz de funcionar com uma porta USB 2, mas isso é um pouco arriscado, pois depende do tipo de dispositivo USB 3.0. Contanto que o dispositivo não dependa de um dos aprimoramentos feitos no USB 3.0, ele deve funcionar com uma porta USB 2.

Então, e quanto ao USB 1.1? Até onde podemos dizer, a especificação USB 3.0 não lista o suporte para USB 1.1. Mas a maioria dos periféricos, incluindo teclados e mouses modernos, são dispositivos USB 2. Você provavelmente teria que procurar no fundo de suas gavetas para encontrar um dispositivo USB 1.1.

USB 3.0 e seu Mac

A Apple escolheu uma maneira interessante de incorporar o USB 3.0 em suas ofertas Mac. Quase todos os modelos Mac da geração atual usam portas USB 3.0. A única exceção é o MacBook 2015, que usa o conector USB 3.1 Gen 1, e um conector USB-C. Nenhum modelo de Mac atual tem portas USB 2 dedicadas, como você normalmente encontra em PCs.

A Apple usou o mesmo conector USB que a maioria de nós conhece; A diferença é que a versão USB 3.0 deste conector tem cinco pinos adicionais, que suportam as operações de alta velocidade do USB 3. Isso significa que você deve usar o cabeamento USB 3 para obter o desempenho do USB 3. Se você usar um cabo USB 2 antigo que você encontrou em uma caixa no seu armário, ele funcionará, mas apenas nas velocidades USB 2.

A porta USB-C usada no MacBook 2015 requer adaptadores de cabo para funcionar com dispositivos USB 3.0 ou USB 2.0 mais antigos.

Você pode reconhecer o cabeamento USB 3 pelo logotipo incorporado no cabo. Consiste nas letras "SS" com o símbolo USB ao lado do texto. Por enquanto, você pode encontrar apenas cabos USB 3 azuis, mas isso pode mudar porque o padrão USB não requer uma cor específica.

O USB 3 não é a única conexão periférica de alta velocidade que a Apple usa. A maioria dos Macs tem portas Thunderbolt, que podem operar a velocidades de até 20 Gbps. O MacBook Pro 2016 introduziu as portas Thunderbolt 3, que suportam velocidades de 40 Gbps.

Mas, por algum motivo, os fabricantes ainda não oferecem muitos periféricos Thunderbolt, e os que oferecem são muito caros. Por enquanto, pelo menos, o USB 3.0 é a abordagem mais consciente das conexões externas de alta velocidade.

Modelo Mac USB 3 USB 3.1 / Gen1 USB 3.1 / Gen2 USB-C Raio 3
2016 MacBook Pro X X X X
MacBook 2015 X X
2012-2015 MacBook Air X
MacBook Pro de 2012-2015 X
2012-2014 Mac mini X
2012-2015 iMac X
2013 Mac Pro X