Nesta segunda feira chegou o iOS 12, para iPhones 5S ou superiores. Mas será que vale a pena atualizar agora seu iPhone ou iPad para o iOS 12? Se você está em dúvida, confira essa análise antes de tomar uma decisão.

Todos os anos, a Apple lança uma nova versão do iOS, sistema operacional dos iPhones e iPads. Além do grande lançamento do ano, geralmente em Setembro, a Apple faz atualizações ao decorrer do ano, com pequenas atualizações e correções de bugs. Será uma boa ideia atualizar o iOS agora, logo após o lançamento do novo sistema?

Vale a pena notar que, como regra geral, você deve sempre atualizar seu iPhone ou iPad para a versão mais recente do sistema operacional, porque todas essas atualizações contêm correções para brechas de segurança, que podem ser exploradas por hackers e vírus. 

Dica:  Vale a pena fazer Jailbreak no iPhone? Quais os riscos?

Porque não atualizar o iOS imediatamente?

Historicamente, quase todas as vezes em que a Apple lança uma nova versão de software, ocorreram enormes e gigantescos bugs para algumas pessoas, que inclusive já fizeram pessoas terem seus smartphones inutilizáveis por alguns dias, até que fosse consertado o problema.

Isso não quer dizer que o iOS seja ruim: Quando você descobre que há um bilhão de dispositivos iOS ativos em uso, e que um eventual problema atingiu apenas 0,1% dos usuários, é possível entender que não há como chegar à perfeição em um primeiro momento. 

Mas houve aquela época em que o iOS 8 fez com que alguns aparelhos parassem de funcionar, e o iOS 9 ficou preso na tela de desbloqueio inicial. Se você é uma das poucas pessoas que passou por um bug no lançamento de alguma versão do iOS, então talvez tenha ficado traumatizado e tenha medo de atualizar agora.

Mas é bem provável que você não terá problemas desta vez. Se mesmo assim você não quer arriscar, então aguarde alguns dias para que, se não houver relatos de bugs no iOS 12, você possa atualizar o sistema tranquilamente.

Porque atualizar para o iOS 12?

Esta nova versão do iOS tem um monte de novos recursos, mas o ponto principal do iOS 12 é a melhoria do sistema operacional subjacente. A Apple conseguiu melhorar a vida útil da bateria e a velocidade do sistema, mesmo em dispositivos mais antigos. Esta é uma versão muito menor, o que faz com que seu iPhone fique mais rápido.

Dentre os novos recursos do iOS 12, podemos destacar:

  • Desempenho aprimorado: A abertura da câmera chega a ser 70% mais rápida, o teclado aparece 50% mais rápido e os aplicativos são abertos quase 2x mais rápido se o smartphone estiver fazendo muitas coisas (para alternar entre aplicativos). 
  • Notificações agrupadas: Este é provavelmente o maior recurso voltado para o usuário no iOS 12, pois finalmente você não será mais bombardeado com muitas notificações ao mesmo tempo.
    Notificações agrupadas
    Notificações agrupadas
  • Atalhos da Siri: A Apple integrou o aplicativo Workflow no iOS e o renomeou como Atalhos. Agora você pode acionar rotinas diárias da Siri, incluindo suporte a aplicativos de terceiros.
    Atalhos da Siri
    Atalhos da Siri
  • Tempo de uso: Se você está preocupado com quanto tempo gasta em cada app no seu iPhone, e deseja ver um gráfico com informações detalhadas, agora você pode entender melhor o seu próprio uso.
    Tempo de uso
    Tempo de uso
  • Outras novidades: Melhora na experiência de Realidade Aumentada (RA), melhorias no app Fotos, Animoji atualizado com detecção de língua, App Medidas, Carplay integrado com o Google Maps e o Waze, atualizações automáticas, nova ferramenta para livros, novo visual do Gravador de voz e novas aparências e funções do Stocks.

Mas você deve atualizar agora para o iOS 12?

Tenho testado o iOS 12 no meu iPhone desde a primeira beta, e até agora tem sido bastante satisfatório. E você definitivamente terá mais sorte com o iOS 12 em versão final do que qualquer outra versão beta do iOS.

São vários novos recursos, mas se nenhum deles te interessou, talvez seja prudente esperar alguns dias, para ver se outros usuários terão problemas com eventuais bugs.