A Apple, após uma batalha judicial com o FBI nos Estados Unidos, acabou por não ceder e com isso, não liberou nenhum tipo de crack que permita a polícia desbloquear iPhones de criminosos. O principal motivo seria a preocupação da fabricante em relação aos hackers que poderiam acabar tendo acesso a essa ferramenta.

Entretanto, muitas divisões policiais no mundo todo já conseguiram com equipamentos especializados obter acesso aos dados de celulares. Porém, estes equipamentos em breve se tornarão inúteis.

Isso porque, o iPhone em questão necessitava ter sido desbloqueado pelo usuário pelo menos há uma semana atrás para que estes aparelhos funcionassem. Porém, com a chegada de uma nova atualização do sistema operacional iOS, a empresa passará a diminuir o tempo para apenas uma hora.

Desta forma, a funcionalidade que permite tal prática precisa estar no sistema para que o usuário não seja bloqueado de verdade por acidente. Com esta diminuição do tempo, praticamente um iPhone roubado ou apreendido pela polícia não poderá ser desbloqueado, nem mesmo pelos dispositivos especializados para tal fim.

Agora, com este curto prazo de uma hora, fica quase impossível que a polícia consiga trabalhar de maneira tão rápida, chegando a deter o celular de determinado usuário e chegar a determinado lugar que detenha do equipamento necessário para averiguar os dados do dispositivo.

Equipamento utilizado para desbloquear iPhones
Equipamento utilizado para desbloquear iPhones

Vale ressaltar também que o iPhone conta com uma opção de segurança, em que basta que o usuário toque no botão home cinco vezes para que o smartphone desative a biometria e somente aceite o desbloqueio mediante senha correta.

Porém, a Apple ressaltou que o principal objetivo desta atualização não é atrapalhar o trabalho da polícia, mas sim, trazer mais privacidade ao usuário "Estamos constantemente reforçando as proteções de segurança de todos os produtos da Apple para ajudar consumidores a se defender de hackers, roubo de identidade e roubo de dados. Temos o maior respeito pelo trabalho dos oficiais da lei, mas não criamos nossas melhorias em segurança para frustrar os esforços dessas pessoas em seu trabalho".