O Facebook confirmou que no próximo mês irá iniciar os testes para possibilitar que veículos de imprensa criem serviços de assinatura dentro da própria rede social. O recurso já vem sendo testado por alguns usuários selecionados no Android, agora, no entanto, chegará também para iOS.

Vale mencionar que em outubro do ano passado, o Facebook disse que iria oferecer aos jornais a possibilidade deles venderem as sua assinaturas para pessoas antes mesmo que cheguem ao paywall, o sistema padrão atual dos jornais e veículos de comunicação digital para venderem o acesso ao conteúdo nas versões eletrônicas.

Facebook inicia testes de assinatura de conteúdos para iOS.
Facebook inicia testes de assinatura de conteúdos para iOS.

Assim, com as assinaturas dentro do Facebook, a intenção é que os veículos de imprensa possam adicionar uma camada de paywall dentro da rede social. Os leitores, neste modelo, podem ter acesso a uma quantidade de notícias todo o mês, ou seja, entre cinco e dez artigos.

Quando o limite for atingido, as pessoas só terão acesso ao restante do conteúdo caso virem assinantes. O Facebook salienta que a possibilidade só está chegando agora para iOS porque a Apple se recusava de abrir mão da sua porcentagem de 30% sobre o valor da assinatura.

Em um evento promovido pelo site Recode, Campbell Brown, diretora de parcerias do Facebook com a mídia, disse que as divergências com a Apple foram resolvidas e que isso irá permitir a adição da funcionalidade em primeiro de março.

Na ocasião, Campbell aproveitou a oportunidade para anunciar que vídeos jornalísticos irão ganhar destaque dentro da rede social.

Esta é mais uma tentativa da rede social acabar com as Fake News e assim melhorar a relação com os veículos tradicionais de imprensa. Inicialmente, a novidade está sendo testada somente nos Estados Unidos, porém, deverá chegar em outros países em breve.