Ter um aparelho roubado durante um assalto não é nada agradável, além dos danos financeiros e psicológicos, ainda é necessário saber lidar com a perda de todas as informações que estão contidas no smartphone. A novidade da vez, conforme revelou a Trend Micro, é que os bandidos não estão mais satisfeitos apenas com o roubo do aparelho, eles também passaram a aplicar técnicas de pishing para desbloquear o aparelho para revendê-lo.

A empresa de segurança disse que o novo golpe tem como alvo os usuários de iOS e os criminosos utilizam técnicas de pishing para conseguir enganar as vítimas mais recentes e com isso acessarem o iCloud para encontrarem mais informações sobre o aparelho furtado.

Criminosos usam falsos e-mails para desbloquear iPhones roubados.
Criminosos usam falsos e-mails para desbloquear iPhones roubados.

O golpe se dá da seguinte forma: O usuário recebe um e-mail no qual os criminosos tentam se passar pelo pessoal da Apple dizendo que o aparelho foi encontrado nas proximidades ou mesmo que está nas mãos da polícia e assim exigem o acesso a uma página do serviço de armazenamento na nuvem.

A vítima, ao realizar o login, repassa todas as credenciais do iCloud para os criminosos que utilizam os dados para desbloquear o aparelho e assim resetá-lo completamente. Deste modo, o aparelho pode ser vendido como novo no mercado.

A Trend Micro alerta que a Apple não envia e-mails com tal teor para os usuários e ainda orienta que as mensagens sejam deletadas imediatamente. Além disso, a empresa recomenda que os usuários desconfiem de todos os links enviados por e-mail, em especial os que solicitam credenciais de acesso, como no caso do golpe da Netflix.

Para completar, a empresa de segurança orienta que os usuários mantenham seus aparelhos boqueados em caso de assalto.