O novíssimo Face ID, presente no iPhone X, vem dando o que falar desde que foi anunciado pela Apple. A questão atual é se o sistema de reconhecimento facial é capaz de diferenciar o rosto de gêmeos univitelinos. Desse modo, será possível que o outro gêmeo pode utilizar o aparelho do irmão?

O Mashable realizou um teste sobre o assunto e chegou a uma conclusão: "Nós dividimos dois conjuntos de gêmeos para saber se eles poderiam enganar o recurso face ID no iPhone X". Um dos gêmeos configurou o sistema de reconhecimento facial usando o seu próprio rosto, após bloqueou e desbloqueou o smartphone apenas com o seu rosto e em seguida entregou ao seu irmão gêmeo.

Gêmeos podem enganar reconhecimento facial do iPhone X?
Gêmeos podem enganar reconhecimento facial do iPhone X?

A surpresa (ou não!) é que o Face ID reconheceu o segundo rosto como sendo o original. Sendo assim, o sistema não foi capaz de diferenciar matematicamente os mais de 30 mil pontos projetados no rosto do outro irmão gêmeo. Em suma, ele acreditou se tratar da mesma pessoa.

Vale mencionar que o Face ID está na sua primeira versão, sendo assim, com o tempo ele poderá ser melhorado. A tendência é que a Apple leve o recurso para todos os seus aparelhos futuros.